Hoje em dia o mundo está cada vez mais globalizado e competitivo, fazendo com que constantemente sejam necessárias atualizações tecnológicas. Em relação ao passado, sabemos que atualmente é muito mais fácil, barato e rápido ter acesso à todo o tipo de informação. Já sobre o futuro, temos a certeza de que nada será como é no presente. Baseando-se nisso a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizou um estudo de sobre as tendências deste ramo e mapeou as tecnologias mais promissoras para os próximos anos. Conheça agora cinco.

Análise de Big Data

É um conceito usado para descrever o volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Portanto, a Análise de Big Data, são as tecnologias com  capacidade de interpretar esse gigantesco número de informações. Através dela, os consumidores poderão obter produtos cada vez mais personalizados. Os setores comerciais e de gestão pública também são impactados, pois o acompanhamento é detalhado e feito em tempo real, podendo resultar em políticas e prestações de serviço que sejam mais eficientes.

Inteligência Artificial

Para os que assistiram o filme “A.I. – Inteligência Artificial” (2001), de Steven Spielberg, esse termo não é uma novidade. O que acontece é que, atualmente, já é uma realidade. Essa ciência propõe elaborar máquinas e sistemas que imitam a capacidade de inteligência dos seres humanos. A grande vantagem são que os robôs usam do conhecimento prévio para tomar decisões, entretanto nas programações comuns isso não é possível. Quanto maior for a exposição dele à diferentes situações mais irá aprender, ficando assim com o comportamento cada vez mais humanizado.

Internet das Coisas

O termo também conhecido em inglês como IoT (Internet of Things), é uma revolução tecnológica com capacidade de conectar cada vez mais objetos à internet. Não é à toa que ultimamente a quantidade de eletrodomésticos, transportes e até mesmo maçanetas com essa capacidade tem aumentado bastante. A ideia pretendida é de fazer com o que mundo físico e digital se tornem um só, através de dispositivos e aplicativos que facilitem a vida do usuário.

Impressoras 3D

Cada vez mais presente entre nós, elas imprimem ou criam objetos tridimensionais a partir de arquivos criados em software. Estima-se que até 2030, pelo menos 5% dos produtos disponíveis serão fabricados desse modo. Partes do corpo humano, roupas, comidas, acessórios, essas são algumas amostras do que essas máquinas são capazes de fazer. Um outro bom exemplo disso é a Normal, uma empresa sediada em NY, que se aproveitou da alta demanda por produtos personalizados para criar fones de ouvidos exclusivos de acordo com o formato da orelha de cada cliente, através dessas impressoras.

Carros Autônomos

Poder relaxar enquanto se está no trânsito parece uma idéia muito distante da sua realidade? Saiba que ela mais próxima do que se imagina. Esses veículos não terão motorista humanos, sendo substituídos por computadores altamente programados para calcular rotas mais curtas considerando o volume de carros, possíveis obras, acidentes e outras variáveis que podem aumentar o tempo da sua viagem. Aqui o conforto do passageiro será prioridade.

Este post tem 2 comentários

  1. Mt bacana as abordagens!!! Amei esse blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu