Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Orientação da mente (Ipom), a cada dez profissionais, sete estão se sentindo estagnados na carreira ou emprego. Os motivos para isso são diversos, falta de ofertas empregos, salários baixos, poucas oportunidades, passar anos na mesma posição e realizando as mesmas tarefas e até mesmo de assumirem uma postura pessimista.
Quer saber o que você precisa fazer para sua carreira decolar? Leia até o final e descubra!

Tome a iniciativa

Para todo profissional que deseja fazer sua carreira decolar, é altamente recomendado que ele tenha iniciativa. A vontade de fazer algo novo, sem esperar alguém te dar ordens, é uma das características mais procuradas por empresários. Não basta só identificar os problemas esperando que outros achem a solução, é preciso acima de tudo, resolvê-los.

Liste seus contatos

As redes sociais são boas fontes de pesquisa, por isso use-a se forma positiva. Não fale mal da sua empresa, ou colegas, também evite fotos sensuais. Poste sobre seu dia a dia, celebre suas conquistas, dê opiniões construtivas. Aproveite para adicionar em suas redes seus colegas de trabalho, ex chefes e colaboradores. Vale adicionar quem for interessante para esse momento da sua carreira.

Dê uma chance aos pares

Trabalhar em equipe pode ser um ótimo aliado, pois faz com que os profissionais troquem conhecimento entre si, o que ajuda a trazer novas ideias que podem gerar lucros para a empresa. Para que a tarefa dê resultado, é preciso que os colaboradores tenham respeito pelo ponto de vista do outro, empatia, assim como profissionalismo.

Retribua

Esteja disponível para ajudar seu colega com aquela atividade que está roubando o sono dele. Dê sugestões e críticas construtivas. Trocar conhecimento, nos oferece a oportunidade de aprendermos através da vivência de outras pessoas. Portanto, retribuição deve ser valorizada principalmente no campo profissional, pois ela pode ser muito enriquecedora.   

Torne-se referência

Que tal criar um blog para falar de algum assunto que você domine? Estabeleça um cronograma de postagens e seja fiel a ele, para que as pessoas te consultem como fonte de informação. Aproveite para divulgar seu trabalho em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ser impactadas, além disso pode te gerar grandes oportunidades profissionais.

Conheça gente nova

Nunca sabemos quando vamos conhecer aquela pessoa que pode nos ajudar a conseguir o emprego dos nossos sonhos, certo? No entanto, esteja sempre aberto a conhecer novas pessoas. Leia diariamente sobre diversos temas, para que nunca te falte assunto na hora de abordar alguém. Essa habilidade é ótima para treinar sua aptidão de falar em público.

 Reforce sua rede

Marque presença em feiras e workshops da sua área de formação. Se souber de alguém que esteja precisando dos seus serviços, mas não tem como pagar, faça de graça. Isso fará com que as pessoas criem simpatia por você, te ajudando em troca nas horas de necessidade. Como resultado, pode ser uma boa maneira de testar seus conhecimentos sobre determinados assuntos.

 Não mendigue emprego

Colaboradores qualificados sabem que esse tipo de atitude não vale a pena, em outras palavras, mostra falta de profissionalismo. Uma boa solução é usar as suas redes sociais para buscar vagas que tenham seu perfil ou para informar seus contatos que saiu da sua empresa, estando em busca de novas oportunidades.

Volte a estudar

Cursos profissionalizantes são muito bons tanto para turbinar o seu currículo como para ampliar o seu networking. Todos os que desejam posições de destaque devem estar sempre se atualizando, consequentemente estudando. Esses tipos de profissionais são os que conseguem promoções e geralmente têm as melhores ofertas de emprego. Parcerias comerciais e até indicações de vagas podem surgir dentro de uma sala de aula.

Resumindo, se quer fazer sua carreira decolar, invista nessas dicas. Porém, se seu objetivo é trocar de carreira, dê uma olhada nas 4 profissões mais rentáveis do futuro.

Este post tem 3 comentários

  1. Mt esclarecedor!! Obrigada pelo post!!
    Parabéns!!

  2. Ótimas dicas!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu