Há algum tempo, era comum principalmente em grandes empresas o colaborador querer ligar para algum cliente e todos os telefones estarem ocupados. Diante desse cenário vinha a dúvida: esperar alguma linha ficar disponível, ou ligar do seu celular pessoal?
Por conta dessa situação foi criado o PABX, a seguir você vai saber tudo sobre ele.
O que é PABX?
O termo PABX, é a abreviação da palavra em inglês Private Automatic Branch Exchange, que nada mais é do que uma troca automática entre ramais privados. Isso significa que ele foi criado com a intenção de ligar diferentes telefones a uma linha externa, sendo assim, ele distribui as linhas telefônicas para os diversos canais.
Como funciona o PABX?
Antigamente se uma empresa tivesse 100 aparelhos, logo era necessário pagar por 100 linhas diferentes. O que gerava um altíssimo custo para os gestores, para otimizar isso que foi criado o PABX.
Funciona da seguinte forma, ele direciona todas as chamadas para uma linha central e à partir disso, distribui as ligações para os ramais disponíveis. Desse modo, ele facilita a comunicação, pois todos os colaboradores podem ter seu próprio ramal. Além disso, ele agiliza o atendimento telefônico, aumentando a produtividade.
Quais as vantagens e diferenças entre os tipos de PABX?
Existem 5 tipos de PABX diferentes. Abaixo saiba as características de cada um deles, para que dessa forma, possa escolher o que melhor se adapta a realidade da sua empresa.
PABX Analógico
Esse é o modelo mais tradicional, sendo composto por uma central analógica, que por sua vez recebe linhas por intermédio das operadoras de telefonia fixa. No entanto não oferece recursos avançados, por isso serão necessários reparos e visitas do suporte técnico com frequência.
Suas principais funções são: a de gestão das ligações internas e externas, aguardo de chamadas, identificador de chamadas e o bloqueio de ligações a cobrar.
PABX Digital
Possui as mesmas funcionalidades do analógico, porém sua principal diferença é a ausência de ruídos nas ligações, também é possível controlar o seu volume. No entanto, esse sistema funciona melhor linhas digitais, isto é, com operadores que utilizam fibras ópticas ou como as VoIP, uma tecnologia que faz a reprodução da voz humana através da internet.
Discagem direta para ramais, entroncamento digital e ligações simultâneas para um mesmo número são algumas das suas funções.
PABX Híbrido
Esse modelo é um combinação do Analógico, Digital e o VoIP, por isso é o modelo mais completo. É possível alternar entre eles, de acordo com a necessidade. Por ele permitir a integração de filiais sem qualquer custo adicional, as chamadas acabam sendo com feitas com valores mais baixos.
PABX VoIP ou IP
Se a sua intenção com o sistema PABX é aumentar a eficiência da empresa, sem abrir mão das facilidades da tecnologia e da segurança, então o PABX VoIP é a alternativa mais indicada.
Ele é uma espécie de servidor Proxy, ou seja, como seus ramais são virtuais, as ligações são feitas gratuitamente entre filiais que possuem o software instalado. Para trabalhar com esse sistema é necessário ter linhas de operadoras VoIP.
Apesar de ser o mais complicado de todos, ele é o mais indicado para empresas que desejam realizar um bom atendimento ao cliente. Suas outras qualidades são: possibilidade de customização, capacidade ilimitada de ramais, facilidade para realizar a configuração de sistema, possibilidade de conexão com computadores e outros sistemas PABX, fila de chamadas e gravação de chamadas.
PABX Cloud
É similar ao VoIP, porém suas informações ficam armazenadas em nuvens. Possui todas as vantagens dos citados acima, além disso, tem a possibilidade de ligação em ramal remoto, integração facilitada com outros sistemas, instalação VoIP simplificada, implementação de recursos de forma mais barata. Essas características são quase as mesmas do VoIP, porém com o custo mais baixo.
Com todas as informações acima, esperamos que tenha aprendido sobre o PABX, suas funções, seus diferentes tipos, para que assim possa escolher o que melhor se adequa a sua empresa.
Na ADV, temos o curso para quem quiser ser operador de PABX ou realizar a manutenção dos mesmos.