O ano é 1967, três cientistas americanos resolveram se juntar para criar uma tecnologia via laser para transmitir dados. Cinco anos mais tarde, o mesmo trio foi responsável por trazer ao mundo as fibras ópticas. Graças à elas, hoje temos mais lares com acesso à internet, pois as fibras são capazes de aumentar a velocidade da transmissão de dados.

Afinal, o que são as Fibras Ópticas?

São filamentos feitos de vidro ou plástico, com capacidade de transmissão de luz pelo seu interior até chegar em um detector com sensibilidade à ela. São utilizadas principalmente em telecomunicações e no transporte de dados, porém também seu uso também é possível em chamadas telefônicas e sinais de TV.

Elas têm prazo de validade?

Estamos muito perto de usar toda a capacidade de banda das Fibras Ópticas. Isso porque em 1972, quando foram criadas, o cenário mundial era diferente sendo difícil prever a expansão que as comunicações teriam, computadores e celulares ainda estavam longe de começarem a ser comercializados.

Qual é a expectativa para os próximos anos?

Apesar da possibilidade de esgotamento, não desanime, pois elas irão se reinventar. Isso porque, já estão sendo feitos estudos sobre cabos de ar feitos com Fibras Ópticas. Com esse projeto, será possível levar internet de melhor qualidade para o espaço.

Diante desse cenário, ainda vale a pena investir em Fibras Ópticas?

Com certeza sim. De acordo com o Banco Mundial, os setores ligados às Fibras irão precisar de investimentos, com isso trarão lucros significativos. Além disso, há quem compare o Brasil com o momento vivido pela China há 5 anos atrás, uma vez que o nosso país está cada vez mais em busca de internet de qualidade. Por conta dessa demanda, a procura por profissionais qualificados também crescerá.

Deixe uma resposta

Fechar Menu