Saiba como ficou o mercado de TI durante a pandemia em 2020 e fique por dentro de algumas informações e insights.

Diante da redução de contratações e retração do mercado, o ramo de tecnologia se manteve aquecido e mais do que nunca solicitado, isso porque a modalidade de trabalho mudou (home office) e a demanda por suporte técnico cresceu desde o início da Pandemia.

O mercado que cresceu 4,2% no Brasil (de acordo com o estudo realizado pela  IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1) alcançou no primeiro semestre de 2020 um valor em torno de 41 bilhões, ligados a tecnologia da informação. Para ser mais preciso, serviços como de nuvem e segurança.

Como citado acima, dado o aumento de trabalhos home office, as empresas precisaram se reinventar e aderir a novas formas de trabalho sem comprometer sua segurança.

Além desse ponto, serviços ligados a inteligência artificial cresceram durante a quarentena. Áreas como de saúde, análise de dados e inteligência de mercado têm se beneficiado bem como a de automatizações de serviços e atividades.

Sobre o crescimento do mercado

O mercado de TI cresceu 65% em 2020, além disso, é importante levar em conta que mesmo com o crescimento há uma grande procura por profissionais. Abaixo há um gráfico retirado de um estudo referente a demanda do mercado de acordo com a Brasscom, IDC.

Fonte IDC DEMANDA DE EMPREGOS POR TECNOLOGIA E TI (2019 - 2024))
Fonte: Investimentos esperados em tecnologias de transformação digital até 2022 (https://brasscom.org.br/wp-content/uploads/2019/09/BRI2-2019-010-P02-Forma%C3%A7%C3%A3o-Educacional-e-Empregabilidade-em-TIC-v83.pdf)

Como alcançar essa parcela de de TI?

Durante nossas palestras, um ponto muito importante que tocamos é que a pessoa seja objetiva.

A melhor forma de se iniciar é através de uma formação com qualidade, comece com uma profissão que vá render bom retorno a príncipio e tenha ligação com o seu planejamento de profissional.

A nossa recomendação é que comece com um técnico ou uma certificação que permita com que tenha o primeiro contato com a área. Até então, chega a ser um investimento razoável se comparado com o valor de uma faculdade.

Iniciando em TI como técnico, irá ter toda a vivência primária para crescer no mercado, e após um tempo poderia investir sempre em novas especializações e metodologias que tornem possível se desenvolver conforme o mercado evolui. Um ponto a se considerar é que uma vez no mercado há mais facilidade de se atualizar e conseguir a experiência e confiança dos empregadores ou empresas em caso de PJ.

Se você gostou dessa matéria, não deixe de seguir nossas redes e fique por dentro de novos conteúdos relacionados a tecnologia.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu