O mundo de fibra ótica, os cabos submarinos que atravessam oceanos.
As conexões são wi-fi mas os dados ainda são transferidos via cabos submarinos de quilômetros de distância, como isso? Bem, elas passam pelo oceano através fibra ótica e conectam-se entre países, então separamos 5 curiosidades da fibra ótica via cabo submarino.
1 – Quantos cabos submarinos existem no mundo?
Aproximadamente 406 cabos submarinos ao redor do mundo, esses números variam de acordo com a ativação e desativação de cabos novos e antigos, no Brasil há em torno de 6 cabos submarinos. (Fonte: https://www2.telegeography.com/)
2 – Os cabos funcionam como uma conexão mundial de dados como transmissão de voz, imagens e textos
Esses cabos possuem finas fibras de vidros que de um ponto ao outro, emitem sinais de transmissão a uma rápida velocidade. Esses cabos são depositados no fundo do mar e revestidos com proteção contra tubarões, âncoras, barcos bem como forças da natureza como terremoto. Embora haja em média 50 reparos por ano, essa proteção garante que o cabo esteja seguro e possa transferir os dados que chegam a uma transmissão de até 1000 vezes maiores que uma conexão via satélite.
Exemplo de um design
do cabo submarino, imagem: reprodução / telegeography
3 – Como surgiu o primeiro cabo?
Em 1858 após a criação do telégrafo, foi criado o primeiro cabo pela Cyrus West Field, a criação levou 4 anos, ligava a Inglaterra aos Estados Unidos. A primeira mensagem embora tivesse levado mais de 1 um dia para ser entregue, foi muito mais rápida que uma mensagem enviada via navio.
4 – Todos os cabos ficam bem no fundo do oceano?
Sim, eles costumam ficar bem no fundo e quando passa por locais como praias, eles ficam enterrados em camadas de areias, por isso o motivo de não encontrar um na praia. Quanto mais próximo da superfície, mais revestimento de proteção aquela região do cabo possui.
Há uma estimativa que haja 1,2 milhões de quilômetros de cabos ao redor do mundo, são cabos que possuem tamanhos em torno de 130 km ou cabos que chegam a até 20.000 km de distância.
Exemplo de passagem do cabo. Imagem: Reprodução / https://www2.telegeography.com/
5 – Em quais regiões há mais cabos pelo mundo?
Segundo o site da Telegeograph, O distrito de Fujairah (Emirados Árabes) possui 13 cabos submarinos instalados, enquanto que em segundo lugar temos Fortaleza, a capital do Ceará.
O motivo de alguns locais ter mais cabos e outros menos, é devido ao fato do custo de instalação e tempo de transporte dos cabos submarinos. Assim, eles são direcionados em locais com maior importância de transmissão de dados.
Um ponto interessante também é que você pode verificar as posições aproximadas dos cabos através de um mapa-múndi indicando aonde estão os cabos.
Vale lembrar que há diferença de material submarino, no entanto para longas distâncias a melhor tecnologia é a de fibra ótica. Assim, levando em conta todas as tecnologias de transmissão de dados, a transferência de dados a nível mundial possui 99% via cabo oceano.
Se você gostou dessa matéria, não deixe de compartilhar e divulgar nas redes sociais.
Últimas notícias
- IA Até no Paint e Bloco de Notas? Novos Recursos Chegam aos Aplicativos do Windows 11
- O Vírus ‘ToxicPanda’ Já Ataca a América Latina e se Aproxima do Brasil
- Intel Registra Patente para GPUs Modulares ‘Tipo LEGO’
- Dicas para Ser um Profissional de Sucesso em Redes Cisco
- IA já Consegue Burlar 100% o CAPTCHA
- Proteção em Camadas para RADIUS com Cisco
- Novo Malware Rouba Dados Através do Ruído da Tela do Computador
- Thermaltake Expande Sua Linha de Fans CT ARGB Sync com Novas Cores e Pás Invertidas
- Os Cinco Aplicativos De Inteligência Artificial Que São Mais Utilizadas Pelos Usuários
- Microsoft Bloqueia “Gambiarra” que Permitía Instalar Windows 11 em Computadores Antigos