Para ajudar na decisão entre esses dois programas que “eu mal conheço, mas já considero pacas”, nesse artigo faremos uma comparação entre ambos. Aqui será possível entender as vantagens de cada um, e qual o melhor uso para cada.

Atualmente, o Excel é disparadamente o aplicativo mais utilizado nos escritórios de pequenas, médias e grandes empresas. Tanto que seu uso é uma unanimidade em todas as partes de uma companhia, e não só no escritório.

Mas se você apesar de gostar muito do Excel, sentir que ele não está atendendo mais em todas as suas necessidades no trabalho. Saiba que a Microsoft também tem noção disto. E desde 2015 ela disponibiliza uma ferramenta a altura para substituir o Excel em várias atividades.

Por conta da quantidade de dados que está sendo gerada nas empresas, nosso querido Excel está deixando a desejar. Ele não foi feito para processar tantas linhas, colunas e cálculos como temos necessidade agora. Portanto, vamos listar motivos e benefícios de cada um.

Excel:

  • Todo mundo conhece e a maioria usa com uma certa facilidade até (apesar de serem poucos os que dominam profundamente);
  • É muito rápido para desenvolver, adaptar, escrever e finalizar qualquer trabalho nele;
  • Ideal para qualquer atividade que não trabalhe com um grande número de informações e linhas.
  • É próprio para pequenos trabalhos, utilizado como planilha eletrônica, checklists de atividades, controles financeiros e administrativos;
  • Ele também consegue lidar com grande volume de informações, pois tem suplementos para isso (leia mais no parágrafo abaixo). Com limitações;
  • Ideal para entregas rápidas e urgentes, onde não há necessidade de análises profundas e cruzadas.
  • Ele é uma unanimidade em todos os setores de uma empresa.

Desde 2010 a Microsoft começou a incluir funcionalidades poderosas com foco em Business Intelligence no Excel. Naquele ano foi incorporado o Power Pivot e Power Query. Nos anos seguintes estes dois suplementos foram bem melhorados e ganharam mais dois adicionais, o Power View e Power Maps.

Com a adição destes suplementos, a tendência “Excel BI” surgiu, possibilitada pelo aumento da capacidade do Excel de trabalhar com maiores quantidades de dados. Aumentou bem a velocidade de processamento desta ferramenta e assim atendendo as necessidades do momento.

Vendo a necessidade de uma ferramenta mais voltada ao público, a partir destes quatro suplementos foi criado o Power BI. Uma ferramenta tanto online quanto off-line e que foi a grande jogada da Microsoft neste segmento.

Logo, o Power BI é a consolidação do Excel BI com a união dos quatro suplementos Power criados. E suas vantagens são as seguintes:

Power BI

  • Funciona online e possui fácil compartilhamento;
  • Mesmo comparando com os suplementos do Excel BI, a velocidade de carregamento do Power BI é muito maior. Em se tratando de muitos dados ele é insuperável em velocidade;
  • A segurança em compartilhar os dados é sem comparação, a nível de linha;
  • Se conecta, virtualmente, com todas as fontes de dados;
  • Tem uma interface limpa e funcional para o usuário final;
  • Trabalha com qualquer quantidade de dados sem necessariamente ocupar muito espaço em disco, diferentemente do Excel;
  • Facilita uma análise mais profunda, com elementos cruzados e diversos níveis de filtros e acessos;
  • Com a crescente quantidade de informações, se tornará cada vez mais popular e indispensável.

Como um complementa o outro, a batalha Excel vs Power BI não é uma disputa em si, o Power BI vai substituir o Excel em alguns ambientes, mas não em tudo. Isto acontecerá como uma consequência natural e não como uma derrota.

Mas como saber quando usar cada um?

Para trabalhos rápidos, simples e que não envolvam uma quantidade muito grande de informações. O Excel possui recursos para manipular qualquer tamanho de arquivo, tanto nativo como nos quatro suplementos Power.

Mas quando você sentir a necessidade de usar estes suplementos é melhor optar pelo Power BI. Ele tem estes suplementos de forma nativa, Power Query, Power Pivot, Power View e Power Maps são a base do Power BI. Todos os Power num só.

Agora, se vai trabalhar com muitos dados, milhares de linhas, várias fontes de dados, prefira o Power BI. Se precisa divulgar estas informações, prefira o Power BI, ele divulga online e em dispositivos móveis.

Se precisar de um nível maior de segurança e controle de acessos nos relatórios disponibilizados prefira o Power BI.

Se precisar de cruzamento de dados, visualizações dinâmicas e interativas, vários níveis de filtros com facilidade de criação e gerenciamento, prefira o Power BI.

Se precisar impressionar o seu chefe, prefira o Power BI.

A quantidade de dados e informações nas empresas só crescem e neste ambiente as ferramentas que lidarem melhor se destacam. É o caso do Power BI.

Seja qual for a sua escolha, o ADV oferece qualificações tanto para Excel quanto para Power BI, com professores atuantes do mercado, então pode ter certeza que você está muito bem amparado!

Gostou do texto? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar um comentário, tenho certeza que será muito proveitoso manter a conversa fluindo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu