Sejam bem vindos ao blog do curso ADV Informática, o melhor centro de treinamento do Brasil! Hoje vamos aprender um pouquinho sobre a função PROCV, que é uma das funções muito utilizadas dentro do Excel.

 Para quem não sabe, o Excel é muito utilizado no mercado de trabalho quando o assunto é criar e gerenciar planilhas eletrônicas. hoje, faz um grande diferencial no currículo você ter o conhecimento do Excel. Então a gente vai estar botando aqui nessa aula uma introdução a uma das funções muito utilizadas que é o PROCV. OK? 

É o seguinte: hoje nós vamos aprender como usar a função PROCV. E qual a finalidade dessa função? Ela é uma função muito utilizada para você realizar busca a partir de uma determinada informação, onde através daquela informação você vai retornar outros dados associados. A gente vai observar aqui uma tabela de cadastro de funcionários e nos campos nós temos Matricula, nome e profissão. Beleza. Já aqui do lado, nós temos uma outra tabelinha onde nós vamos fazer o preenchimento de informações baseados na primeira tabela aqui.

o preenchimento das informações nós vamos fazer com a utilização da função PROCV. então qual é o meu objetivo aqui? É através da informação de uma matrícula, que eu vou colocar na célula “Matrícula a consultar”, a planilha irá retornar outros dados que estão associados. Por exemplo: eu sei que a matrícula 6 refere-se ao funcionário Rômulo, cujo a categoria dele é cientista de dados, então a gente precisa desenvolver aqui o PROCV de forma que ele, através desta matrícula, me retorne Rômulo neste campo, e cientista de dados neste outro.

 Então primeiramente eu quero obter um nome do funcionário, então eu vou localizar na barra de fórmulas o símbolo FX, que insere a função.

 Abrindo a caixa de diálogo aqui nós precisamos procurar a função PROCV.

 Observe aqui que o PROCV já está presente, até porque eu já usei ele em outras ocasiões. Mas suponho que você está fazendo aí em casa e você não encontra o PROCV. Nesse caso, a gente precisa encontrar a categoria em que a função se localiza. No caso, a categoria é a de “Pesquisa e Referência”. Encontrando a mesma na lista, eu vou confirmar, e a tela de parâmetros vai abrir. 

Primeiro parâmetro: Valor_procurado.

No caso, a referência, é o que eu quero buscar. O que eu quero buscar é a matrícula, então aonde nós informamos a matrícula? De acordo com o layout, nós digitamos a matrícula na célula F2, então vou selecionar a célula F2, que é onde se encontrará a matrícula que eu quero buscar e como minha intenção é, a partir da inserção da matrícula, retornar os outros dados sociais que, no caso, serão o nome e a profissão associada a cada matrícula, mas que no momento começaremos obtendo somente o nome.

 Segundo parâmetro: Matriz_tabela.

Essa seria toda a nossa tabela de dados, então eu vou utilizar o mouse e selecionar toda a tabela excluindo os campos de pesquisa

Terceiro parâmetro: Núm_índice_coluna.

Quando trabalhamos com o PROCV, ele vai sempre começar a pesquisa pela primeira coluna, no caso, pela coluna matrícula. 

Encontrando a matrícula, eu preciso informar que eu quero receber qual informação está associada à matrícula de retorno. E essa informação é escrita em forma de índice, então levando em consideração o nosso exemplo, “matrícula” é índice um, “nome” é índice dois, e “profissão” é índice três. Então, se eu quiser o nome, o número de índice da coluna referente ao nome será dois.

 A fórmula então procurará a matrícula, e da matrícula ele vai retornar um nome associado à mesma. Eu sei que o nome é coluna índice dois, já que as informações do índice são tratadas numericamente. Então coluna dois.

Quarto parâmetro: Procurar_intervalo.

Este parâmetro assume dois valores somente, zero e um. O zero corresponde à “busca exata”, e o que isso significa? No exemplo, eu preciso encontrar uma matrícula, se aquela matrícula existir, ele vai retornar a informação associada a ela, se eu procuro uma matrícula que não está presente na tabela, ele não retorna nada. 

Temos também o valor um, que significa “busca aproximada”. Ou seja, se por acaso essa matrícula 6 aqui não estiver presente na primeira coluna, ele vai encontrar um valor próximo. No exemplo, vamos utilizar o parâmetro zero e eu vou confirmar.

 Observe que ele retornou um nome associado à matrícula, o que mostra que funcionou perfeitamente, então se alterarmos o número da matrícula, a planilha retornará dados diferentes de acordo.

Melzinho na chupeta! Se você ainda estiver com dúvidas, fique a vontade para deixar comentários ou entrar em contato através dos nossos canais de atendimento! Não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube e conferir nossos cursos de Excel! Do básico ao avançado com algoritmos!

Espero que esse artigo tenha te ajudado!

Deixe uma resposta

Fechar Menu