A área de Tecnologia da informação (TI) é bastante conhecida por ser um setor muito masculino, mas as mulheres tem aberto seu caminho na área e buscado se consolidar como profissional. Nos últimos anos houve um significativo aumento da presença de mulheres nesse mercado de trabalho e aos poucos elas têm crescido e ocupando seu espaço. Conheça 3 dicas para iniciar o ano trabalhando.

O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, apontam um crescimento de 60% na representatividade feminina na área de TI nos últimos cinco anos – passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil.

As possibilidades das mulheres no mercado

De acordo com o IBGE, o sexo feminino representa apenas 20% dos mais de 580 mil profissionais da área de tecnologia da informação no Brasil. Porém mesmo com esse pouco ingresso das mulheres no setor, elas continuam se sobressaindo e crescendo, tornando sua realidade algo muito mais promissor.

A Teletex compartilhou um estudo da McKinsey, denominado Women in the Workplace 2019, o qual aponta que, nos cinco anos anteriores ao levantamento, houve um aumento de 24% da presença de mulheres em posições C-Level no segmento de TI.

Nos dias atuais, em que o foco é a tecnologia, as mulheres conseguem ser estimuladas desde criança para atuar na área e a focar em empregos no setor de TI já que é uma área bastante requisitada.

O mercado tem se aberto cada vez mais as mulheres, um levantamento feito pela empresa Revelo mostra aumento na contratação de mulheres em carreiras na área de TI, as empresas tem buscado manter um melhor equilíbrio na contratação entre homens e mulheres.

O crescimento das mulheres no TI

A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que a procura por profissionais na área de TI no país será de 420 mil pessoas até 2024.

E segundo o BNE (Banco Nacional de Empregos) de janeiro a maio deste ano, foram registradas 12.716 candidaturas femininas contra 10.375 no mesmo período do ano passado, ou seja, as mulheres estão cada vez mais se interessando pela área e buscando ocupar mais espaço no setor. Saiba como iniciar em uma nova profissão.

Uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) diz que a expectativa é que a taxa de participação feminina cresça mais do que a masculina até 2030 na área de tecnologia.

Ficou interessada na área de TI? Vem saber mais.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu