O mercado de trabalho hoje em dia exige que o profissional seja especializado, não quer mais um profissional que sabe atuar em diversas áreas, mas tem pouco conhecimento nelas, esse tipo de de profissional trás problemas para as empesas justamente por não entender de forma profunda a função que está atuando. A sua falta de conhecimento pode trazer atrasos, prejuízos e complicações para a empresa.

O Mercado exige que o profissional tenha uma certificação do fabricante. Qual empresa não vai querer um profissional que tem a garantia de um bom trabalho dada pelo próprio fabricante? Hoje em dia se você não se especializar em alguma área as empresas provavelmente não vão querer você. O mercado precisa de especialistas, é isso que move o mercado hoje em dia.

O que é a Cisco?

A Cisco Systems, Inc. foi fundada em 1984 por Leonard Bosak e Sandra Lerner, ambos cientistas de computadação da Stanford University na época. Hoje, a empresa é sediada em San José, na Califórnia, tendo como principal ramo de atuação a fabricação e distribuição de soluções em equipamentos de rede.

Reconhecida principalmente por seus modelos de roteadores e switches, a companhia atuava inicialmente apenas no ramo corporativo, algo que mudou ao longo dos anos junto com a expansão da empresa para diversos países, incluindo o Brasil. Conheça 3 dicas para iniciar o ano trabalhando.

Embora a companhia tenha atuado alguns anos com equipamentos de rede domésticos por meio da marca Linksys, a subsidiária da Cisco foi vendida para a Belkin em 2013, o que redirecionou novamente os rumos da empresa mais para o mercado corporativo.

Além da confecção de equipamentos de rede e serviços de infraestrutura, a Cisco também conta com seus próprios serviços de suporte técnico e serviços avançados para companhias, estabelecimentos comerciais e pequenas empresas.

O que é a certificação

A atividade principal da Cisco é o oferecimento de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de Roteadores Switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.

Certamente, o CCNA (Certified Network Associate Certification) da Cisco valida sua capacidade de instalar, configurar, operar e solucionar problemas de redes roteadas e comutadas. Enquanto isso, os profissionais certificados pelo CCNA podem estabelecer conexões com locais remotos por meio de uma rede de longa distância (WAN), mitigando as ameaças básicas à segurança da rede. Bem como entender os conceitos básicos e terminologia da rede. Como iniciar em uma nova profissão?

Uma certificação Cisco no seu currículo ou cartão de visita faz com que o mundo saiba que você possui conhecimento prático em redes. Se um empregador analisa o seu currículo e vê uma certificação Cisco CCNA®, por exemplo, ele sabe que suas habilidades em configurar, operar, resolver problemas e gerenciar uma rede Cisco são validadas.

Por onde começar?

De acordo com a própria Cisco você deve seguir o seguinte passo a passo para adquirir a certificação:

1) Determinar qual certificação deseja obter

2) Estudar para o exame de certificação por meio de cursos de um parceiro autorizado da Cisco.

3) Faça o exame em um centro de testes Pearson VUE oficial

4) Passe no exame de certificação Cisco.

O mercado para quem tem a Certificação Cisco

O mercado precisa de especialistas, é isso que move o mercado hoje em dia. A certificação da Cisco é reconhecida no mundo inteiro, uma formação feita em uma universidade nem sempre é reconhecida em outros lugares do mundo pois cada país tem sua forma de ensino, portanto nem sempre é garantido que o profissional possua uma boa formação. Porém tendo uma certificação dada pela própria fabricante é garantido que o profissional está preparado para atuar na função.

Um profissional certificado não passa por longos processos de contratação nas empresas, não precisa realizar provas ou participar de alguma avaliação, ele vai direito para a entrevista pois já é conhecido pelas empresas que a qualificação é suficiente para garantir a qualidade do trabalho. Isso diminui gastos de processos seletivos e é muito bom para as empresas, por isso a maioria delas coloca ter uma certificação como prioridade na hora de selecionar o currículo de seus candidatos.

Um profissional com uma formação normal geralmente aprende de forma teórica a como realizar sua função, ele lê textos e ouve seus professores falando sobre o processo, mas quando chega na hora de atuar não consegue ou fica bastante inseguro. O profissional certificado tem experiência prática, por isso já começa super preparado e com bastante confiança para realizar as funções exigidas em seu cargo.

Ficou interessado na certificação? Saiba mais.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu