O que é CFTV?
Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television).
Mas na prática o que é CFTV? O Circuito Fechado de TV nada mais é do que um sistema de monitoramento interno, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores assim como realiza a gravação desses registros. Saiba mais sobre a importância do CFTV.
Como é formado?
Basicamente, o sistema é formado por:
• Câmeras e suas respectivas fontes de alimentação;
• Cabos coaxiais (para sistemas analógicos) ou cabos de rede UTP ou fibra ótica (sistemas digitais);
• Aparelhos de gravação e armazenamento que recebe as imagens das câmeras, distribui para os monitores ou telas de dispositivos móveis e grava as informações. Podem ser DVR (Digital Video Recorder) para sistemas analógicos, NVR (Network Video Recorder) para sistemas digitais com imagem via IP, ou HVR (Hybrid Video Recorders) que aceita ambos os tipos de câmeras. Como proteger sua casa nas férias.
Os elementos do CFTV
De acordo com a Central CFTV, podemos dizer que um sistema de CFTV é composto de 3 elementos:
EQUIPAMENTOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E ÁUDIO
Responsável por captar as imagens e em alguns casos os sons do ambiente, aqui entram em ação as câmeras e microfones. 3 dicas para iniciar o ano trabalhando.
São diversos tipos de câmeras analógicas e digitais no mercado, cada uma adequada para cada ambiente e situação. Elas se diferenciam pelo alcance, qualidade da imagem, movimentação, aparência e diversas outras características que vamos detalhar em um artigo específico.
CABEAMENTO
As câmeras e os sistemas de controle são conectados através de cabos. Sistemas analógicos utilizam cabos coaxiais enquanto que o sistema digital cabos de rede UTP, o mesmo usado para computadores. Em casos específicos pode ser utilizada também a fibra-ótica para os sistemas digitais.
EQUIPAMENTOS DE GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO
Esse é o equipamento que vai centralizar as imagens recebidas pelas diversas câmeras, disponibilizar para os monitores e outros dispositivos de acesso, além de realizar a gravação das informações para uma eventual consulta futura.
No caso de sistemas analógicos o aparelho utilizado é DVR (Digital Vídeo Recorder), que por padrão trabalha apenas com imagens enviadas por câmeras analógicas. Já o NVR (Network Vídeo Recorder) é utilizado em sistemas digitais, com imagens via IP. O meio termo são os HVRs, Hybrid Vídeo Recorders, que tem a capacidade de trabalhar de maneira híbrida com os dois tipos de câmera.