A Microsoft aparentemente bloqueou um dos métodos usados para instalar o Windows 11 em computadores que não atendem aos requisitos técnicos mínimos. A mudança foi revelada na rede social X (antigo Twitter) por Bob Pony, membro do programa de testes Windows Insider.

Segundo Bob, a atualização do Windows 11 Insider Build 27686, codinome Dilithium, agora impede a atualização forçada via linha de comando (CMD). Ele compartilhou capturas de tela que confirmam que a Microsoft aplicou uma correção para bloquear essa brecha.

Fonte: X

O método em questão utilizava o CMD para contornar as verificações de hardware, usando o comando ‘setup.exe /product server‘, que “enganava” o sistema operacional, fazendo-o acreditar que o usuário estava instalando o Windows 11 em um servidor. Dessa forma, o processo ignorava as especificações técnicas mínimas exigidas pela Microsoft.

Fonte: Microsoft

Com essa mudança, computadores mais antigos ou com hardware inferior terão que continuar usando o Windows 10 ou buscar outras técnicas alternativas para instalar o Windows 11. No entanto, essas técnicas são arriscadas e podem causar incompatibilidades no sistema.

Por enquanto, a versão estável do Windows 11 24H2 ainda permite o uso dessa “gambiarra”, mas não está claro o que acontecerá quando a nova build for lançada oficialmente para todos os usuários. A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o bloqueio dessa técnica.

Gostaria de saber mais sobre o Windows 11?

Você sabia que pode se tornar especialista em computadores e notebooks? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (Clique aqui) (21) 98744-8297 para se especializar atualizar o Sistema Operacional e fazer manutenção.

Deixe uma resposta

Fechar Menu