Pesquisadores descobriram um novo método de ataque cibernético, chamado “PIXHELL”, que possibilita a extração de dados confidenciais por meio do ruído gerado pelos pixels de uma tela LCD. Essa técnica inovadora é particularmente perigosa porque atinge computadores que estão isolados de redes externas, os chamados “air-gapped”. O estudo detalhando o ataque foi publicado na plataforma arXiv.
Segundo pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, liderados pelo especialista Mordechai Guri, o ataque começa com a infecção do computador por um malware. Esse programa malicioso captura frequências específicas emitidas por bobinas e capacitores do monitor LCD, sons que são indetectáveis ao ouvido humano.
Os sons são gerados pelos padrões de pixels exibidos na tela e, uma vez lidos pelo malware, permitem a coleta de informações sensíveis, como senhas e chaves criptográficas digitadas no teclado. O malware converte essas informações em uma sequência de bits (0s e 1s), transmitidos pelos ruídos produzidos pelo hardware da tela.
Para captar esses sinais acústicos, é necessário que um dispositivo como um celular, notebook ou microfone esteja a uma distância de até 2 metros da tela. No entanto, a transferência de dados é lenta, com uma taxa máxima de 20 bits por segundo.
Como saber mais sobre vírus e dicas de prevenção?
Você sabia que pode se tornar especialista em computadores, computadores gamers, servidores e notebooks? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (Clique aqui) (21) 98744-8297 para se especializar em montagem e manutenção de computadores, servidores e PCs gamers ou redes de computadores CISCO CCNA.