A Microsoft anunciou, no último dia 6, novas funcionalidades para dois de seus aplicativos mais tradicionais no Windows: o MS Paint e o Bloco de Notas (Notepad). Na versão 11 do sistema operacional, esses aplicativos agora contarão com recursos de inteligência artificial (IA) que trazem funções generativas para ajudar na criação e edição de conteúdo.

IA Generativa no Bloco de Notas: Mais Recursos de Edição de Texto

Na versão 11.2410.15.0 do editor de textos, o Bloco de Notas ganha recursos de IA generativa que ajudam o usuário a reescrever frases, revisar parágrafos inteiros, ajustar o tom de voz e até modificar o tamanho do conteúdo.

Essas funcionalidades podem ser acessadas no menu de contexto do Bloco de Notas. Ao clicar com o botão direito em um trecho selecionado ou usando o atalho “Ctrl + I”, o programa oferece três sugestões de variação do texto, permitindo que o usuário escolha a versão que faz mais sentido para o contexto. Todas as versões anteriores do texto são salvas para que você possa retornar a elas, se necessário.

Caso o usuário prefira manter o Bloco de Notas em sua versão mais simples, essa função de IA pode ser desativada nas configurações. Atualmente, o recurso está disponível apenas em alguns países e idiomas, ainda não incluindo o Brasil.

Como Funcionará o Paint com Inteligência Artificial?

As ferramentas de IA no MS Paint trazem funcionalidades mais avançadas. Embora não atinjam o nível de editores profissionais como o Photoshop, essas adições tornam o Paint mais versátil para edições e criações básicas.

Na versão 11.2410.28.0, o Paint é capaz de adicionar elementos na tela a partir de comandos de texto. Basta selecionar o ponto da tela onde deseja inserir algo e descrever o que deseja incluir, que o aplicativo adiciona o item indicado.

Além disso, o Paint agora conta com uma ferramenta de borracha aprimorada. Através de um novo recurso de seleção aproximada, o usuário pode remover objetos ou elementos da imagem com facilidade, com a IA ajustando o plano de fundo automaticamente para preencher o espaço vazio. Essa edição é processada praticamente em tempo real.

O recurso de preenchimento generativo do Paint será exclusivo para dispositivos Copilot+ com chips Snapdragon otimizados para IA, enquanto a borracha generativa estará disponível para todos os computadores compatíveis com o Windows 11.

As atualizações no Bloco de Notas e no Paint estão em fase de distribuição para usuários do programa Insiders, nos canais Canary e Dev.

Deixe uma resposta

Fechar Menu