Desde a globalização ocorrida nos anos 90, o profissional de redes tornou-se peça fundamental no planejamento, montagem e manutenção das estruturas por onde o mundo se conecta e se comunica.

Por conta disso, o mundo se abre para pessoas que pretendem seguir a carreira de Analista de Infraestrutura Wan, e outras diversas em áreas correlatas, e trabalhar com TI na Europa parece cada vez mais uma realidade próxima.

  Em diversos países do continente existe uma deficiência de mão de obra qualificada, então o mercado é vasto e abundante em vagas e os profissionais brasileiros estão na mira de recrutadores de vários países. E para quem tem intenção de morar fora, isso vem a calhar, sobretudo pelo real desvalorizado, o que torna os salários de fora muito atraentes, considerando, principalmente, que os próprios países elevam os salários para atrair esses profissionais. 

A exemplo disso, Portugal. Onde a falta de profissionais no mercado fez disparar os salários do país.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de dicas para tornar o seu objetivo de carreira mais perto que nunca.

Profissionalize-se

Essa primeira dica é valiosa para a vida profissional como um todo: Nunca pare de se profissionalizar! 

Como o texto fala sobre o mercado de TI no exterior, o curso que mais recomendamos no momento é o de Infraestrutura WAN. A necessidade de profissionais na área é grande e conhecimento em todos os assuntos da área são praticamente garantia de uma vaga no exterior.

Se você está com dificuldade para decidir qual curso seguir, no momento da publicação deste artigo, o Curso ADV em parceria com a Koin está com a campanha Passaporte Internacional! Então, não deixe de acompanhar as redes sociais e entrar em contato conosco. Temos certeza que conseguiremos te ajudar com essa escolha!

Idioma

Let’s Get Back to Basics! Bom. Se você não entendeu essa frase, tenho péssimas notícias para te dar…

Para sobreviver no exterior, é imprescindível conhecer, mesmo que levemente, a língua-mãe do país em questão. O inglês já é considerado uma língua universal, então mesmo que o seu país escolhido seja um país de língua espanhola (ou portuguesa), ainda sim o inglês é muito importante. Se tiver uma outra língua, melhor ainda. Saber falar o idioma do país facilitará muito sua adaptação e inserção na cultura.

No caso de Infraestrutura WAN, por ser uma certificação internacional, o Inglês de nível técnico é necessário, apesar dos cursos e ambientes de trabalho traduzirem a maioria dos termos.

Mas se o Inglês realmente não é o seu forte, saiba que Portugal tem uma forte absorção da mão-de-obra brasileira no seu mercado de trabalho!  

Lembrando que empresas podem solicitar certificados para comprovar sua proficiência na língua, mas geralmente já o fazem com apenas uma conversa. Assim como vagas em TI no mercado nacional também já exigem a língua como idioma secundário. 

Crédito

Tudo bem que você estará em um local onde não conhece a cultura nem os costumes, mas de uma coisa você pode ter certeza: O dinheiro fala em todas as línguas.

Então, é crucial que você se organize financeiramente para fazer essa mudança de vida e de carreira. Ter um bom planejamento e juntar dinheiro são fundamentais para evitar dores de cabeça.

Você precisa decidir o que vai fazer com os bens que tem e o que tem que deixar resolvido antes de embarcar. Se você tem carro, provavelmente vai ter que vender. Se tem apartamento, precisa encontrar uma imobiliária de confiança para alugar. Coisas que não tem onde deixar guardado, tente vender online ou para conhecidos.

E não se esqueça, para se precaver e ter uma saída em último caso, prefira fazer os pagamentos relacionados à mudança em boleto e, se possível, deixe o crédito livre para eventualidades!

Outro benefício do boleto é que muitos estabelecimentos oferecem condições especiais! Como a Koin, nossa parceira na campanha Passaporte Internacional, que tem várias vantagens para quem compra com boleto parcelado. 

Viagem

Esse não é um passo obrigatório, mas definitivamente é um recomendado.

Antes de fazer uma mudança tão importante na sua vida e na de sua família, é altamente recomendável que você faça uma viagem para o local a fim de conhecer a cultura.

Sabemos que, com a desvalorização da moeda, fazer uma viagem internacional fica cada vez mais difícil, mas a nossa parceira na campanha Passaporte Internacional, a Koin, oferece linhas de crédito com ótimas condições, além de uma parceria com o Decolar para facilitar esse objetivo!

Moradia

Agora que você já se preparou financeiramente e já conhece o lugar, o próximo passo é pesquisar por um apartamento/casa na cidade de destino. Como primeira moradia, o recomendado é dar preferência por um apartamento mobiliado, visto que comprar tudo quando chegar geraria gastos demasiados logo no momento em que você mais precisa das suas reservas.

Ainda assim, tome cuidado ao alugar à distância. Procure primeiro por empresas confiáveis no ramo. Se não encontrar, talvez reservar um hotel ou Airbnb para as primeiras semanas e deixar para procurar uma moradia quando estiver pessoalmente no país pode ser uma alternativa.

Gostou do artigo? Pronto para essa tão sonhada mudança de vida? Na data de publicação deste post, o Curso ADV em parceria com a Koin está lançando a campanha Passaporte Internacional, com condições especiais em diversos cursos e formas de pagamento!

Entre em contato conosco através dos nossos canais e redes sociais, estamos disponíveis para responder todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu