Como discutido em um post anterior do Blog, a indústria de tecnologia estava em um estado de crescimento antes de 2020. No entanto, devido à pandemia, a importância da indústria de tecnologia aumentou muito. Com isso em mente, quais são as nossas expectativas para o mercado de trabalho de TI em 2021? A indústria de tecnologia está vindo de um ano forte em 2020, que é impulsionado por pessoas que buscam mais soluções online para trabalho e vida familiar. Com a adoção de novas tecnologias, softwares, plataformas, sistemas, automação e máquinas, esse movimento de transformação digital deve continuar em 2021. Para colocar tudo isso em prática, os profissionais de TI são mais importantes do que nunca. Confira abaixo as expectativas do mercado de trabalho de TI em 2021!
Histórico do mercado de TI
Espera-se que o interesse pela inovação tecnológica cresça após a pandemia. Portanto, os desafios da região em 2021 incluem a alta demanda por recrutamento de profissionais preparados para enfrentar esses desafios.
De acordo com um relatório preparado pela Microsoft em 2020, o número total de empregos “voltados para a tecnologia” deverá aumentar de 41 milhões em 2020 para 190 milhões em 2025. Em outras palavras, o mercado de trabalho de TI oferece muitas oportunidades para profissionais – e isso é impulsionado por duas fortes tendências: a adoção acelerada de tecnologia e a digitalização de indústrias tradicionais de baixa tecnologia.
A pandemia tem muitos efeitos, mas um dos efeitos mais amplos é a aceleração da adoção de tecnologia no trabalho e em casa. Essa aceleração na adoção é claramente impulsionada pela necessidade de as pessoas ficarem em casa e trabalharem virtualmente. Nas indústrias tradicionais de baixa tecnologia, o impulso para a digitalização é enorme. Por exemplo, o setor público retém a papelada física e a interação pessoal em maior extensão do que o setor privado.
Integração de home office
Algumas empresas tomaram medidas para trabalhar remotamente de forma permanente. Portanto, uma das tendências no mercado de trabalho de TI em 2021 (e nos próximos anos) deve ser um home office claro – uma equipe que reúna profissionais de diferentes estados ou países.
Habilidades necessárias
O setor de tecnologia parece estar em constante mudança, mas o ritmo das mudanças neste ano se acelerou significativamente e seguiu uma trajetória que ninguém esperava no início do ano. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, então não fique muito obcecado com nossos planos para o futuro. É sempre bom para os profissionais de TI continuarem aprendendo e aprimorando suas habilidades, mas se você não sabe o que o futuro reserva, como pode fazer o investimento certo em sua carreira? De acordo com líderes e especialistas de TI, as habilidades que podem estar em alta demanda em 2021 são:
- Habilidades básicas de liderança
- IA e machine learning
- Videoconferência
- Comunicação
- Cibersegurança e ciência de dados
- Habilidades sociais e inteligência emocional
- Gerenciamento de projetos
- Habilidades relacionadas a dados – como análise de dados e IA
- Colaboração virtual
- Habilidades relacionadas à transformação digital – como Ágil, DevOps, programação API, operações na nuvem, entre outras
No entanto, agora estamos vendo um impulso global para digitalizar registros do governo e tornar os processos de trabalho online.
Certas funções, como inspeções de alimentos ou ambientais, nunca serão totalmente digitalizadas, mas muitos dos aspectos mais mundanos do setor público – como atualizações, certificações e documentação – estão sendo movidos online. Mercado de trabalho de TI em 2021 Considerando o histórico do setor, quais são as nossas expectativas para o mercado de TI em 2021? Aqui estão alguns pontos-chave a seguir:
Aumento de emprego Com a alta demanda trazida pela transformação digital, as empresas precisam de profissionais que possam realmente realizar essa transformação. Portanto, o volume de pesquisas é maior para profissionais mais experientes que podem fornecer resultados imediatos.
Indústria em expansão
Além de vermos posições de destaque, também podemos destacar os setores que mais investem em tecnologia – com isso, mais profissionais são contratados:
- Bancos, meios de pagamento e fundos de investimento
- Varejo com implantação de soluções digitais
- E-commerce e marketplace
- Logística
- Consultorias e serviços em geral
- A “onda tech” – como agrotech, health tech, fintech, insurance tech, edtech, entre outros