Para onde ir?

Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), os EUA são o destino preferido dos brasileiros de TI que querem morar fora do Brasil.

Os países europeus, porém, acabam ganhando dos EUA por facilitarem a permanência de estrangeiros. É comum, por exemplo, que o cônjuge do profissional contratado também consiga visto de trabalho – o que dificilmente ocorre nos EUA.

Na Europa, a maioria dos países também não exige que o trabalhador tenha concluído o ensino superior.

Canadá, Estados Unidos, Polônia, Alemanha, Suécia, Irlanda, França e Portugal são exemplos de países que, além do Brasil, têm alta demanda de vagas na área de tecnologia da informação e pouca mão de obra qualificada, por isso são perfeitos para quem deseja morar fora do Brasil. Saiba mais sobre os países que estão de braços abertos para profissionais de TI brasileiros.

Ausência de profissionais Qualificados

Segundo o site “Channel 360” o mercado de TI no Brasil vive uma realidade de excesso de vagas para falta de mão de obra qualificada.

Embora esse cenário se repita em outros países, no Brasil a demanda é muito maior. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 70 mil profissionais serão demandados ao ano até 2024 para atender a demandas do setor de software e serviços.

Por aqui, 46 mil profissionais com perfil tecnológico se formam por ano. Assim, anualmente, existe um déficit de 24 mil especialistas. As áreas que mais contratam são desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados. Esse fenômeno da ausência de mão de obra em tecnologia não é exclusivo no Brasil. Profissionais de TI estão no radar de empresas estrangeiras. Saiba mais.

Como trabalhar com TI no exterior?

A Revelo que é uma empresa que conecta brasileiros com empresas norte-americanas e europeias que buscam profissionais na área de TI diz que a maioria das vagas são para:

As linguagens mais demandadas são Ruby, React, Node, Scala e Python. Saiba mais como se programar financeiramente para realizar o sonho de morar fora do Brasil.

Como é o salário no exterior?

A indústria de TI oferece alguns dos melhores salários no mercado internacional, fazendo com que esses profissionais sejam bem pagos pelas atividades realizadas. Segundo a Revista Forbes, os salários anuais nos Estados Unidos giram em torno de US$ 107.193,00.

Confira abaixo nossa live com a empresa KOIN sobre como ter uma profissão internacional garantida:

Dicas de como alcançar esse objetivo:

A empresa Revelo compartilhou três dicas essenciais para estar preparado para esse mercado. Confira abaixo:

1 – Dominar uma linguagem e framework

Dominar uma linguagem é uma forma de desenvolver maior reputação e credibilidade no mercado, seja em Java, Python, C, C++, C# ou JavaScript.

E os frameworks se tornaram uma parte essencial do desenvolvimento web. O uso dessas estruturas é uma abordagem muito utilizada por desenvolvedores em todo o mundo para estruturar projetos em diferentes linguagens de programação.

2 – Ficar atento as tendências de mercado

Escolher uma linguagem de programação para se especializar, não significa ser resistente às novidades do mercado. Nesse sentido, o profissional de TI precisa estar sempre atualizado sobre as novas linguagens e tendências da programação. Saiba como fazer sua carreira decolar.

3 – Ter um Portfólio

Para contratar um profissional de TI, muitas empresas preferem averiguar o portfólio, ao invés de apenas analisar o currículo. Desse modo, um bom portfólio pode definir o futuro de um processo seletivo. 

Quer saber mais sobre essas formações na área de TI? Acesse nosso site.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu