|
Conceitos iniciais sobre algoritmos
- O que é Algoritmo ?
- Entendendo melhor a definição de algoritmo
- Passos necessários para a construção do algoritmo
- Desenvolvendo um algoritmo NA PRÁTICA
- Entendendo o algoritmo desenvolvido
- Entrada, processamento, saída de dados
- O que é um programa de computador ?
- O que é uma linguagem de programação ?
- Comparando Algoritmos e Programas de Computador
- Sobre a linguagem C/C++
Introdução a Linguagem C/C++
- Conhecendo a ferramenta de desenvolvimento Dev C++
- Criando nosso primeiro código fonte em C/C++
- Executando nosso primeiro programa desenvolvido em C++
- Entendo passo a passo cada instrução do programa
- A instrução #include
- A função main
- O comando puts
- O comando system(“pause”);
- A instrução return
- Desenvolvendo exercícios práticos
Variáveis e Tipos de Dados
- O que são Dados ?
- O que são Informações ?
- Como as aplicações gerenciam e manipulam informações ?
- O uso da entrada, processamento e saída de dados para manipular informações
- Exemplos de dispositivos de entrada
- Exemplos de dispositivos de processamento
- Exemplos de dispositivos de saída de dados
- Dispositivos de armazenamento
- Diferenciando dados e instruções
- Entendendo o processamento de dados e instruções
- O que são variáveis
- O que são tipos de dados ?
- Entendendo os mais diversos tipos de dados
- Como utilizar as variáveis em um programa em C/C++
- Regras para declaração e utilização de variáveis
- Usando comando de leitura de dados (scanf)
- Comando de atribuição (=)
- Usando expressões e operadores aritméticos (+, - , *, / , %)
- Exibindo o conteúdo de uma variável na tela (printf)
- Desenvolvendo nosso programa na linguagem C/C++ demonstrando o uso de variáveis
- Executando nosso programa
- Entendendo passo a passo cada instrução do programa
- Entendendo os formatos de leitura de dados (%c, %d, %f, %s, %x, %c);
- Entendendo os formatos de saída de informações (%c, %d, %f, %s, %x, %c);
- Utilizando comentários em um programa
- O que é comentário ?
- Tipos de comentário
- Comentário em uma linha //
- Comentário multilinha /* */
- Demonstrando o uso de comentários no código
- Desenvolvendo diversos exemplos práticos enfatizando o uso de variáveis, comandos de atribuição, expressões aritméticas, saída de informações e comentários
Estrutura condicional
- Fundamentos sobre estruturas condicionais
- Estrutura condicional If (Simples)
- Sintaxe
- Demonstração
- Estrutura condicional If/Else (Composta)
- Sintaxe
- Demonstração
- Estrutura condicional If/Else (Encadeada)
- Sintaxe
- Demonstração
- Operadores Relacionais
- Sintaxe
- Demonstração
- Operadores lógicos
- Sintaxe
- Demonstração
- Estrutura de múltipla escolha (switch/case)
- Sintaxe
- Demonstração
- Desenvolvendo nosso primeiro programa demonstrando o uso do If
- Desenvolvendo mais um programa demonstrando o uso do If/Else
- Desenvolvendo um programa demonstrando o uso do If/Else (encadeado)
- Entendendo cada instrução do programa desenvolvido
- Usando o comando fflush (stdin)
- Usando a função toupper
- Desenvolvendo um programa demonstrando o uso do Switch/Case
- Desenvolvendo vários exercícios enfatizando o aprendizado sobre estruturas condicionais, operadores relacionais e operadores lógicos
Estrutura de repetição
- Fundamentos sobre estruturas de repetição
- Estrutura de repetição While
- Sintaxe
- Demonstração
- Estrutura de repetição Do/While
- Sintaxe
- Demonstração
- Estrutura condicional For
- Sintaxe
- Demonstração
- Entendendo a diferença entre os loops de repetição
- Qual loop de repetição devo utilizar em meu programa
- Desenvolvendo nosso primeiro programa usando o While
- Desenvolvendo mais um programa usando o Do/Whilte
- Desenvolvendo um programa usando o loop For
- Desenvolvendo uma série de exercícios enfatizando os loops de repetição.
Vetores e Matrizes
- Fundamentos sobre Estruturas de Dados Homogêneas
- Tipos de Estruturas de Dados Homogêneas
- Vetores
- Definição
- Sintaxe
- Manipulação via loop de repetição
- Demonstração
- Matrizes
- Definição
- Sintaxe
- Manipulação via loop de repetição
- Demonstração
- Desenvolvendo um programa usando vetores
- Desenvolvendo um segundo programa usando vetores
- Introdução ao uso de números aleatórios
- Usando a função rand()
- Usando a função srand(time(NULL))
- Desenvolvendo um novo programa usando vetores com números aleatórios
- Desenvolvendo um programa usando Matrizes
- Trabalhando com Constantes
- O que são constantes?
- Usando constantes
- Declarando constantes usando a keyword const
- Declarando constantes usando a diretiva #define
- Desenvolvendo um novo programa demonstrando o uso de constantes em Vetores e Matrizes
- Desenvolvendo uma série de exercícios
Prática no Uso de Matrizes
- Usando matrizes para ordenação de valores
- Desenvolvendo um algoritmo para ordenação crescente/decrescente
- Demonstração na prática
- Entendendo o código desenvolvido
- Mais demonstrações da manipulação de matrizes
Manipulando Strings
- Conhecendo a biblioteca de manipulação “strings.h”
- Conhecendo a função strlen
- Conhecendo a função gets
- Diferença entre scanf e gets
- Desenvolvendo uma aplicação que manipula string
- Conhecendo a função de atribuição “strcpy”
- Conhecendo a função de contatenação “strcat”
- Desenvolvendo mais uma aplicação manipulando strings
- Introdução à tabela ASCII
- O que é tabela ASCII?
- Desenvolvendo uma aplicação demonstração o uso da tabela ASCII
- Desenvolvendo um algoritmo de busca e pesquisa de strings em vetores
Usando Registros
- Fundamentos sobre Estruturas de Dados Heterogêneas
- Tipos de Estruturas de Dados Heterogêneas
- Registros
- Definição
- Sintaxe
- Demonstração
- Desenvolvendo um programa usando registros
- Armazenando registros em vetores
- Desenvolvendo um programa combinando o uso de vetores com registros
Usando Funções
- Fundamentos sobre Programação Modular
- O que são funções
- Tipos de Funções
- Procedimento (void) – funções sem retorno
- Definição
- Sintaxe
- Demonstração
- Funções com retorno de valor
- Definição
- Sintaxe
- Demonstração
- Passagem de parâmetros
- Definição
- Sintaxe
- Demonstração
- Escopo de vida de variáveis
- Usando Variáveis Globais
- Usando Variáveis Locais
- Diferença entre variáveis Globais e Locais
- Desenvolvimento de exercícios práticos demonstrando o uso de funções na linguagem C
Criando bibliotecas
- O que é uma biblioteca?
- Como criar uma biblioteca?
- Demonstração prática do uso de uma biblioteca
- Criando aplicações enfatizando o uso de bibliotecas criadas pelo usuário
Ponteiros
- Fundamentos sobre o uso de ponteiros
- O que é um ponteiro?
- Sintaxe
- Demonstração
- Primeira demonstração do uso de ponteiros (como apontadores)
- Criando variáveis dinâmicas através do uso de ponteiros
- Demonstração prática da criação de variáveis dinâmicas
- A função malloc
- A função sizeof
- A função free
- Criando vetores dinâmicos através do uso de ponteiros
- Demonstração prática da criação de vetores dinâmicos
- Criando registros dinâmicos através do uso de ponteiros
- Demonstração prática da criação de registros dinâmicos
- Ponteiro para caracteres
- Passagem de parâmetros por referência com ponteiros (em funções)
- Desenvolvimento de exercícios práticos demonstrando o uso de ponteiros na linguagem C
Arquivos
- Introdução ao uso de arquivos na linguagem C
- O ponteiro FILE
- Sintaxe
- Demonstração
- A função fopen
- Parâmetros de tratamento de arquivo pela função fopen
- A função fprintf
- A função fscanf
- A função fgetc
- A função fputc
- A função fclose
- A função feof
- Criando nosso primeiro programa que escreve informações no arquivo (modo texto)
- Criando um programa que ler informações no arquivo (modo texto)
- Criando uma segunda versão do programa que escreve informações no arquivo (modo texto)
- Criando uma segunda versão do programa que lê informações no arquivo (modo texto)
- Trabalhando com arquivos binários
- A função fwrite
- A função fread
- Criando nosso primeiro programa que escreve informações no arquivo (modo binário)
- Criando um programa que lê informações no arquivo (modo binário)
- Mais demonstrações práticas de exercícios enfatizando o uso de arquivos na linguagem C
|