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O que é o treinamento Manutenção de ECU e Introdução Mecânica?

Este treinamento é composto por duas partes:

  • Introdução Mecânica - Nesta fase, o aluno aprenderá (em rápida explanação) o funcionamento básico de um motor à explosão de linha leve automotiva. O aluno conhecerá os principais sensores que orientam a ECU (Central de Injeção Eletrônica) e como ela age controlando os principais atuadores para permitir o correto funcionamento do motor.
  • Manutenção de ECU - Com os conhecimentos adquiridos na primeira parte deste treinamento, passaremos à manutenção das ECU’s propriamente dita. Nesta fase o aluno aprenderá a mapear os principais componentes, ensaiar a ECU, testar o funcionamento dos comandos dos principais atuadores e, após o reparo, ensaiá-la novamente para comparar os resultados. O aluno verá unidades funcionando para saber como procurar defeitos em suas unidades a reparar.

Sendo assim, o aluno obterá as competências necessárias para realizar a manutenção de modo correto das ECU’s de linha leve automotiva, aprendendo a localizar cada componente, entender sua função, testá-lo e substituí-lo (se necessário).

Para quem se destina:

  • Mecânicos de automóveis que queiram somar aos seus serviços um alto ganho e, ainda, fidelizar o seu cliente
  • Eletricistas de automóveis que queiram ser mais especializados e deixar de perder clientes para reparadores de ECU
  • Qualquer pessoa, com ou sem conhecimento prévio de mecânica de automóvel e/ou eletrônica, que queira entrar nesse excelente mercado de trabalho que cresce vertiginosamente a cada dia, visto que a compra de nova ECU se torna inviável devido ao alto custo e sobra somente a solução de repará-la. Os conhecimentos necessários para o ingresso nesta nova profissão serão ministrados em sala de aula

Por que estudar no Curso ADV?

O Curso ADV Informática é o centro de treinamento que há mais de 22 anos forma profissionais nos mais avançados segmentos de TI (Tecnologia da Informação), sendo assim, você terá todo suporte necessário para uma boa formação.

Como será ministrado?

Será explanada a teoria necessária para que o aluno entenda o funcionamento e as técnicas de manutenção; a seguir, os alunos irão aplicar na prática o que foi ensinado e caso seja necessário as práticas serão repetidas a fim de reforçar o aprendizado e preparar o aluno para o mercado de trabalho, podendo ingressar em uma empresa ou também trabalhar como autônomo.

Neste Curso você vai aprender práticas para resolver problemas bem difíceis em poucos minutos:

1) Você vai aprender a tirar curtos na placa da ECU em poucos minutos. Curto é um defeito que dificulta demais a vida de qualquer reparador de dispositivo eletrônico.

2) Você vai aprender a detectar o chip defeituoso em poucos segundos. Por exemplo, suponha que o mecânico lhe diga que o bico (injetor) 4 não está batendo. Com um dispositivo simples (que você ganhará de brinde), você irá identificar qual o chip que está causando o defeito em poucos segundos.

Instrutor:

Nosso instrutor é formado em Engenharia Eletrônica e Elétrica pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, possui mais de 30 anos de experiência em manutenção de todo tipo de equipamento eletrônico, inclusive ECU.

Como está o mercado de Trabalho?

Atualmente, todos os carros possuem estes equipamentos, ou seja, milhões de veículos que circulam diariamente estão propensos a apresentar alguma falha em seus módulos.

Por conseguinte, são poucos os profissionais capacitados a realizar o reparo e estes geralmente trabalham para as oficinas autorizadas que cobram valores exorbitantes pelo serviço.

Normalmente, um profissional capacitado que trabalha como autônomo se destaca e consegue auferir grandes rendimentos, haja vista a grande demanda.

OBSERVAÇÃO:

O aluno poderá levar para sala de aula módulos de ECU’s para serem utilizados no treinamento. Lembrando também que cada aluno receberá o material didático impresso.

Galeria de Fotos

Pré-requisito
Carga Horária
Conteúdo Programático
Para a realização deste treinamento são necessários os seguintes conhecimentos destacados a seguir:
  1. A lei de OHM e as grandezas nela envolvidas: Voltagem (Tensão), resistência, corrente e o conceito de Potência.
  2. Usar o multímetro nas escalas de resistência (inclusive continuidade) e tensão (contínua e alternada).
  3. Identificar e diferenciar os principais componentes eletrônicos: capacitores cerâmicos e eletrolíticos, resistores, diodos, transistores, mosfets, bobinas, transformadores e circuitos integrados (CI's).
  4. Saber testar estes componentes de maneira segura.
  5. Saber, pelo código de cores e pelo código de letras e números, identificar o valor e características deste componentes, inclusive e, principalmente, os SMD.
  6. Saber as técnicas necessárias para dessoldar e ressoldar estes componentes sem danificá-los e nem a placa propriamente dita.
  Caso não tenha os conhecimentos solicitados acima , indicamos nosso treinamento de Eletrônica para ECU ou   ECU com Eletrônica  que abrange o conteúdo solicitado.    

A carga horária deste curso é de 24h.

Neste módulo serão abordados os seguintes tópicos:

  • Introdução de Mecânica
  • Introdução de ECU
  • Classificação dos sistemas de ECU
  • O diagrama em blocos de uma ECU
  • Componentes:
    • Localização
    • Identificação
  • Interpretação dos esquemas de ligações
  • Arquitetura interna da central ECU
  • Mapeamento das ECU’s (serão mostradas diversas ECU’s mapeadas)
  • Auto Adaptação da ECU
  • Classificação das Memórias:
    • RAM
    • ROM
    • PROM EPROM
    • EEPROM
    • FLASH
  • Os principais chips e suas funções
  • Utilização dos principais programas auxiliares de manutenção (o aluno aprenderá a ver, eletricamente, qual componente é responsável por qual atuador)
  • Ligação das ECU’s nos simuladores
  • Ensaio das ECU’s nos simuladores
  • Como identificar o esquema interno das placas eletrônicas
  • Processador
  • Microcontrolador
  • Cristais
  • Conversores AD
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos no módulo de Eletrônica
  • Principais defeitos nas ECU’s
  • Como testar sensores
  • Prática de funcionamento completo
  • Prática com osciloscópio
  • Técnicas de manutenção utilizadas nas oficinas

 

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