Formação Design Gráfico: Torne-se um especialista Photoshop e CorelDraw
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O que é a Formação de Designer Gráfico?
O treinamento de Designer Gráfico refere-se a união de dois cursos distintos: Corel Draw e Photoshop.
No Corel Draw, o aluno definirá a arte de seus trabalhos, elaborando layouts de banners ou vetorizando logomarcas com acabamento profissional.
Já no Photoshop, o aluno conhecerá técnicas de manipulação e tratamento de imagem, elaborando diferentes efeitos visuais.
Para quem se destina?
- Destinado para iniciantes ou profissionais de design, fotografia, publicidade que trabalham com tratamento, edição e manipulação de fotos ou desenhos vetorizados.
- Recomendado para todos os alunos que desejam trabalhar na criação e confecção de desenhos artísticos, logotipos, peças publicitárias, materiais de divulgação, banners, cartazes e capas de livros / revistas.
Por que estudar no Curso ADV?
O Curso ADV Informática é o centro de treinamento que há mais de 22 anos forma profissionais nos mais avançados segmentos de TI (Tecnologia da Informação), sendo assim, você terá todo suporte necessário para uma boa formação.
Curso intensivo (sem redução de carga horária):
O aluno pode fazer este treinamento de forma intensiva. Sendo assim, há possibilidade de concluir o curso num intervalo de tempo menor que o convencional. Isto significa que poderá aumentar tanto a sua carga horária diária como o número de aulas por semana sem aumento no valor do treinamento. EX : Um curso de 35 horas pode ser concluído em 5 dias consecutivos com 7 horas de aula por dia , ou dependendo da disponibilidade do aluno a carga horária diária pode ser aumentada.
Consulte nossos representantes comerciais e saiba mais.
Coordenação de ensino:
A coordenação de ensino é administrada pela Engenheira Suely Pires, doutorada em Ciência da Computação pela COPPE UFRJ e Mestre em Ciência da Computação pelo IME.ATENÇÃO: Os treinamentos e formações poderão, sem aviso prévio, ter seus conteúdos atualizados, alterados e substituídos, à medida que ocorram atualizações ou descontinuação nas tecnologias.
É importante que o aluno tenha noções de Windows e informática.
A carga horária deste curso é de 44 horas.
Programa Completo da Formação Design Gráfico
- PROGRAMA: PHOTOSHOP
-
- Abrindo o Programa Photoshop;
- Conhecendo o ambiente Photoshop
- Visualizando e conhecendo paletas
- Visualizando o espaço de trabalho (workspace)
- Alternando entre as paletas de um painel
- Conhecendo as Barras (Menu, Opções, Caixa de Ferramentas)
- Conhecendo o ambiente Photoshop
- Criando e Salvando um Workspace (Espaço de Trabalho)
- Criando um espaço de trabalho
- Salvando o espaço de trabalho criado
- Restaurando ambiente de trabalho
- Personalizando o Photoshop (atalhos e barras)
- Teclas de atalho (keyboard shortcuts)
- Personalizando menus
- Personalizando teclas de atalho
- Desfazendo os atalhos e menus criados
- Trabalhando com arquivos
- Criando arquivo novo
- Usando o Menu File
- Tecla de Atalho
- Abrindo um arquivo
- Usando Menu
- Abrindo um arquivo usando a tecla de atalho.
- Outras maneiras para abrir arquivos
- Criando arquivo novo
- Adobe Bridge e Mini-Bridge
- Visualizando e abrindo um arquivo usando o Adobe Bridge
- Abrindo vários arquivos do brigde Photoshop
- Criando arquivo pdf no adobe bridge
- Alterando a fonte e tamanho das letras (pdf)
- Cabeçalho e rodapé da página (pdf)
- Colocando marca d'água (pdf)
- Salvando um arquivo (pdf)
- Criando uma galeria web usando o Adobe Bridge
- Trabalhando com Imagens Flutuantes
- Trabalhando com Camadas (Layers)
- Renomeando uma camada (layer)
- Vários modos
- Ocultando e visualizando camadas (layers)
- Ordenando camadas (layers)
- Cópia de camadas (layers) do mesmo arquivo e de arquivos diferentes
- Opacidade da camada (layers)
- Renomeando uma camada (layer)
- Excluindo camadas e Conhecendo os modos de mesclagem de layers (camadas)
- Exclusão de camadas (layers)
- Formas de Exclusão Camadas
- Modos de Mesclagem (Normal, Screen , Overlay...)
- Exclusão de camadas (layers)
- Desfazendo operações
- Usando tecla de Atalho
- Usando Paleta Histórico
- Aumentando e Rotacionando as imagens
- Aumentando imagens na camada (Transformação Livre)
- Rotacionando imagens (Transformação Livre)
- Rotacionando imagens (usando Barra de Opções)
- Textos
- Adicionando texto
- Formatando o texto
- Textos com caminhos
- Estilos
- Estilos pré-definidos
- Adicionando Novos Estilos a Galerias
- Retornando a paleta de estilos padrão
- Alterando a forma de visualização dos estilos
- Ocultando e excluindo estilos aplicados a camada
- Ocultando estilos aplicados
- Excluindo os efeitos de estilos
- Criando estilos próprios
- Vários modos de criação
- Duplicando Imagens e Mesclando Layers
- Duplicando imagens
- (modo 1 – usando menu)
- (modo 2 – usando botão auxiliar)
- Mesclando layers (camadas)
- Duplicando imagens
- Trabalhando com seleção
- Tipos de Seleção de imagem
- Marca de seleção retangular
- Marca de seleção elíptica
- Ferramenta laço, laço poligonal e laço magnético.
- Varinha Mágica
- Ferramentas de seleção com Difusão
- Copiando e colando
- Tipos de Seleção de imagem
- Correção de imagens
- Ferramenta Clone Stamp (carimbo)
- Patch tool (ferramenta correção)
- Patch tool (ferramenta correção) – Modo Source (origem)
- Patch tool (ferramenta correção) – Modo Destination (destino)
- Cores e formas
- Cores Sólidas (balde de tinta)
- Cores Gradientes (mistura de cores)
- Gradiente linear (linear gradient)
- Gradiente radial (radial gradient)
- Gradiente angular (angle gradient)
- Gradiente refletido (reflected gradient)
- Gradiente diamante (diamond gradient)
- Formas Retangulares, elípiticas, personalizadas
- Adicionando Formas a galeria
- Remoção de Olhos Vermelhos
- Red eye tool (ferramentas de olhos vermelhos)
- Ajustes de Cores
- Hue / saturation (matiz e saturação)
- Color balance (equilíbrio de cores)
- Black and white (preto e branco)
- Photo filter (filtro de fotografia)
- Channel mixer (misturador de canais)
- Apply image (aplicar imagem)
- Curves (curvas)
- Puppet Warp
- Canais de seleção
- Criando sombra para uma imagem usando canais
- Máscara
- Quick Selection Tools
- Masks Edge (Borda Da Máscara)
- Add Pixels Mask
- Refino da Máscara
- Ferramenta brush (pincel)
- Painel brush
- Adicionando brushes (Pincéis) comuns
- Personalizando brush (Pincel) com base em uma imagem
- Instalando novos Brushe's
- Filtros
- Tipos de filtros
- Transformando uma imagem Bitmap em Vetor usando filtros
- Vanishing Point (Ponto de Fuga)
- Arquivos para web
- Layouts para sites
- Ferramenta Slice (Fatia)
- Fatiando partes do layout
- Editando Fatias com a Ferramenta Slice Select Tool
- Salvando o arquivo como página da WEB
- Salvando as imagens com outras extensões
- Tipo PNG, PSD, JPG, TIFF entre outras
- Abrindo o Programa Photoshop;
PROGRAMA: COREL DRAW
- Introdução
Descrição: Será realizada uma apresentação da área de trabalho, demonstrando itens como menu, paleta de cores, guia de páginas e ícones de atalhos. Ademais, ocorrerá uma breve explanação sobre a configuração da página em relação às diferentes unidades de medidas, modos de cores (CMYK e RGB) e resoluções.
- Prática 01 - Diretrizes
Descrição: Diretrizes correspondem às demarcações com o propósito de guiar o usuário quanto ao posicionamento dos objetos vetoriais dentro da página. Neste sentido, torna-se possível definir margens entre objetos ou em relação a própria página. Quanto ao exercício, o aluno desenvolverá um esboço de um CALENDÁRIO, utilizando as diretrizes para auxiliá-lo. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto.
- Prática 02 - Diretrizes (Fixação)
Descrição: Devido a importância das diretrizes, haverá um novo exercício com o propósito de fixar o aprendizado. Mais uma vez, será visto como criar retângulos e como manipular textos na confecção de um pequeno FORMULÁRIO. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto
- Prática 03 - Objetos Geométricos
Descrição: As formas geométricas equivalem os pilares para qualquer tipo de desenho. Assim, o objetivo desta prática destina-se ao tratamento de diferentes elementos geométricos. Anteriormente, utilizou-se o retângulo tanto na criação do calendário quanto na preparação do formulário. Desta vez, serão adotados círculos, estrelas e polígonos no desenvolvimento de um DESENHO. Ferramentas utilizadas: Elipse, Ferramenta de impacto, Polígono, Forma e Texto. Recursos/efeitos adotados: Agrupar, Soldar e Converter em curvas.
- Prática 04 - Objetos Geométricos (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância das formas geométricas, haverá um novo exercício. A pretensão desta prática corresponde a adaptação de círculos, retângulos e traçados em objetos vetoriais que serão integrados, sobretudo, na composição de um BANNER. Ferramentas utilizadas: Mão livre, Retângulo, Elipse, Polígono e Forma. Recursos/efeitos adotados: Agrupar, Aparar, Soldar, Importar e Converter em bitmap.
- Prática 05 - Mão livre
Descrição: Na pretensão de elaborar linhas utiliza-se a ferramenta Mão livre. Estes traços podem ser irregulares ou podem ser perfeitos. No caso deste exercício, será visto como criar linhas perfeitas. Ferramentas utilizadas: Mão livre, Retângulo e Estrela. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente, Importar e Texto.
- Prática 06 - Curva de 3 pontos
Descrição: Enquanto a Mão livre permite elaborar linhas retas, a ferramenta Curva de 3 pontos será adotada com o propósito de definir, como o próprio nome indica, linhas encurvadas. Ferramentas utilizadas: Curva de 3 pontos, Forma e Distorção. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e PowerClip.
- Prática 07 - Curva de 3 pontos (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância da ferramenta curva de 3 pontos, haverá um novo exercício. O propósito desta prática corresponde a elaboração de traçados encurvados que serão integrados, especialmente, na composição de um CARTÃO DE VISITA. Ferramentas utilizadas: Curva de 3 pontos e Texto. Recursos/efeitos adotados: Importar.
- Prática 08 - Mídia artística
Descrição: Mídia artística equivale a uma ferramenta que permite aplicar efeitos caligráficos em traçados. Ou seja, pode-se definir efeitos de spray ou pincel em traços desenhados com as ferramentas mão livre e/ou curva de 3 pontos. Ferramentas utilizadas: Mídia artística e Texto. Recursos/efeitos adotados: Conta-gotas.
- Prática 09 - Mídia artística (Fixação)
Descrição: Considerando a importância da mídia artística será realizado um exercício de fixação. Diferente da prática anterior, nesta será escrito uma palavra utilizando a ferramenta supramencionada. Ferramentas utilizadas: Mídia artística. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e Preenchimento padrão de duas cores.
- Prática 10 - Sombreamento
Descrição: A ferramenta Sombreamento consiste em aplicar efeitos de sombra/brilho em objetos vetoriais, textos e imagens. Ou seja, torna-se possível escolher a cor do efeito. Se a ferramenta contiver a cor escura como atributo, transmitirá a ideia de sombra. Do contrário, ao escolher uma cor clara, transmitirá a ideia de brilho. Na atual prática, será visto como aplicar brilho numa palavra adotando a supramencionada ferramenta. Ferramentas utilizadas: Mídia artística, Texto e Sombreamento. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento padrão de duas cores.
- Prática 11 - Sombreamento (Fixação)
Descrição: Diferentemente do exercício anterior, onde a ferramenta Sombreamento fora utilizada com o objetivo de criar brilho, nesta prática será empregada a fim de gerar sombras projetadas. Além disso, também será demonstrado como adaptar o tamanho da página, transformando um BANNER em um PAPEL DE PAREDE. Ferramentas utilizadas: Sombreamento. Recursos/efeitos adotados: Configurar página, Converter em bitmap e Exportar.
- Prática 12 - Texto ao caminho
Descrição: O recurso texto ao caminho consiste em incluir textos sobre traçados ou ao redor de um objeto vetorial. Sendo assim, o intuito desta prática destina-se a ajustar um texto nas extremidades de um objeto vetorial como o triângulo. Ferramentas utilizadas: Sombreamento, Transparência e Texto. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Postscript e Texto ao caminho.
- Prática 13 - Texto ao caminho (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância do recurso Texto ao caminho, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-lo. Desta vez, será vetorizada a LOGO de uma famosa banda de rock. Além disso, será simulado a confecção de ESTAMPAS para camisas contendo cores distintas. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Texto ao caminho e Lentes.
- Prática 14 - Transparência
Descrição: A ferramenta Transparência permite retirar, gradativamente, a opacidade de objetos vetoriais e/ou imagens. Em relação a prática atual, será empregada a Transparência no intuito de aplicar efeito de luz refletida em superfícies sólidas. Ferramentas utilizadas: Transparência Recursos/efeitos adotados: Caractere como símbolo e Preenchimento gradiente
- Prática 15 - Lente invertida
Descrição: Anteriormente, na Prática 13, o recurso Lente invertida foi implementado com o intuito de alterar a cor da logo do Red Hot Chili Peppers. Na atual prática, a lente terá maiores efeitos em relação aos objetos situados no segundo plano. Além disso, também será visto como empregar a ferramenta Distorção. Ferramentas utilizadas: Distorção, Sombreamento e Texto. Recursos/efeitos adotados: Lentes
- Prática 16 - Extrusão
Descrição: A ferramenta Extrusão permite converter objetos vetoriais contendo duas dimensões (altura e largura) para três dimensões (altura, largura e profundidade). Sendo assim, há possibilidade de configurar os efeitos 3D de diferentes maneiras conforme será visto no decorrer da prática. Ferramentas utilizadas: Extrusão e Curva de 3 pontos. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Preenchimento gradiente, Preenchimento Padrão de Vetor e Texto ao caminho.
- Prática 17 - Extrusão (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao aprendizado sobre a ferramenta Extrusão, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-la. Desta vez, especificamente, será tratada a difusão de luz e a profundidade. Ferramentas utilizadas: Formas básicas, Extrusão e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar e Importar.
- Prática 18 - Edição de forma
Descrição: Nesta prática será visto como editar os traçados de um objeto vetorial. Ademais, será demonstrado como importar texto proveniente do Word para o Corel Draw. Não obstante, também será visualizado como recortar determinados trechos de uma imagem. Ferramentas utilizadas: Cortar, Mancha, Tornar áspero e Texto. Recursos/efeitos adotados: Importar texto.
- Prática 19 - Edição de forma (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao aprendizado sobre edição de forma, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-la. Desta vez, serão empregadas as ferramentas espiralado (no intuito de modificar traçados) e a borracha (a fim de recortar imagens/fotos). Ferramentas utilizadas: Borracha e Espiralado. Recursos/efeitos adotados: Importar texto.
- Prática 20 - Misturar
Descrição: A ferramenta Misturar consiste em combinar dois elementos e demonstrar as etapas do processo de fusão como se fossem novos objetos. Além disso, será revisto a aplicabilidade da ferramenta Transparência a fim de gerar uma textura personalizada. Ferramentas utilizadas: Transparência, Misturar e Formas básicas Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de Vetor.
- Prática 21 - Misturar (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao nosso estudo, será revista a ferramenta Misturar. Enquanto no exercício anterior a Mistura fora realizada entre textos, desta vez, será aplicada entre vetores e combinada com o recurso denominado Novo caminho. Ferramentas utilizadas: Elipse, Misturar e Tornar áspero. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de Vetor.
- Prática 22 - Contorno
Descrição: Torna-se fundamental empregar contorno uma vez que as linhas caracterizam objetos vetoriais cartunistas. Neste sentido, a prática atual demonstrará como editar os contornos, alterando seus traçados e modificando suas respectivas espessuras. Ferramentas utilizadas: Contorno, Estrela e Forma. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de duas cores.
- Prática 23 - Contorno (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância da ferramenta contorno, a prática atual pretende revisar a utilidade do recurso. No entanto, serão definidas características distintas de outrora no intuito de efetuar contorno interno. Ferramentas utilizadas: Sombreamento e Contorno. Recursos/efeitos adotados: Aparar.
- Prática 24 - Perspectiva
Descrição: O efeito Perspectiva consiste em visualizar objetos provenientes de diferentes ângulos e disposições. Em outras palavras, transmite a ideia do elemento “sair da tela” ou “vir da direita para a esquerda”. Ademais, será revista a ferramenta Extrusão a fim de gerar uma imersão ainda maior na prática que será realizada. Ferramentas utilizadas: Extrusão e Texto Recursos/efeitos adotados: Perspectiva
- Prática 25 - Distorção
Descrição: Conforme visto anteriormente, a ferramenta Distorção permite deformar objetos vetoriais. Quanto a atual prática, elementos geométricos receberão feitios preconizados. Ademais, será revisto o efeito Transparência, sobretudo na produção de textura. Ferramentas utilizadas: Distorção e Transparência. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e Preenchimento de textura.
- Prática 26 - Vetorização
Descrição: Vetorização equivale a conversão de imagens matriciais em objetos vetoriais. Trata-se de redesenhar uma imagem com o intuito de proporcionar futuras manipulações. Deste modo, na prática atual, será reproduzido o rosto de um personagem renomado internacionalmente. Ferramentas utilizadas: Elipse, Curva de 3 pontos e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Conta-gotas e PowerClip.
- Prática 27 - Dimensão Paralela
Descrição: A ferramenta Dimensão paralela auxilia na mensuração de determinados objetos vetoriais ou imagens, contribui na demonstração das medidas correspondentes a área de trabalho e favorece na determinação de margens. Neste sentido, no decorrer da prática atual, será utilizada a supramencionada ferramenta com o intuito de verificar a altura e a largura de um componente existente na página. Ferramentas utilizadas: Transparência, Tornar áspero e Dimensão paralela. Recursos/efeitos adotados: Lentes, Chanfradura e Preenchimento de textura.
- Prática 28 - Dimensão Paralela (Fixação)
Descrição: Conforme visto anteriormente, pode-se utilizar a Dimensão paralela em diferentes protótipos como, por exemplo, layout de cartazes e plantas de engenharia civil. Partindo deste princípio, a prática atual apresentará como empregar a supracitada ferramenta num projeto de WEBSITE. Ferramentas utilizadas: Texto e Dimensão paralela.
- Prática 29 - Envelope
Descrição: O efeito envelope permite moldar objetos incluindo linhas, textos e vetores. Diferentemente da ferramenta distorção que deforma os elementos, o recurso envelope modela os componentes em vários nós, concedendo a possibilidade de editá-los livremente. Em relação a prática atual, será aplicado o efeito em um texto. Ferramentas utilizadas: Contorno Recursos/efeitos adotados: Envelope
- Prática 30 - Envelope (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância do efeito Envelope, novas propriedades serão definidas como, por exemplo, moldar objetos a partir de outros vetores ou modelar através de formatos geométricos predefinidos. Recursos/efeitos adotados: Fundo da página e Envelope.
- Prática 31 - Chanfradura
Descrição: O efeito Chanfradura realiza o controle de luzes e sombras incidentes em objetos. Este recurso consiste em aplicar borda suave ou alto-relevo em vetores. Quanto a prática atual, o item será adotado a fim de realçar determinadas gravuras em relação aos demais elementos encontrados na página. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Chanfradura e Preenchimento de textura.
- Prática 32 - Chanfradura (Fixação)
Descrição: O efeito Chanfradura será revisto num exemplo distinto da prática anterior. Neste exercício, o supramencionado recurso aplicará alto-relevo em objetos vetoriais perfurados. Ferramentas utilizadas: Mão livre e Estrela. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Aparar e Chanfradura.
- Prática 33 - Efeitos Bitmaps
Descrição: a atual prática demonstrará alguns Efeitos Bitmaps. Tais recursos permitem efetuar ajustes especiais em imagens/fotos. Portanto, não serão aplicados em vetores. Caso contrário, há necessidade de convertê-los em bitmaps. Lembre-se que não equivale a edição de imagens, mas sim, filtros. Contudo, não se preocupe: no decorrer do exercício, estes tópicos serão debatidos novamente. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Efeitos Bitmaps, Renomear página e Converter em curvas.
- Prática 34 - Cartão de Natal
Descrição: Dependendo do tipo de trabalho, haverá necessidade de configurar a área com características distintas do convencional. Sendo assim, na atual prática, será demonstrado como definir as propriedades da página na confecção de um CARTÃO DE NATAL. Ferramenta utilizada: Texto Recursos/efeitos adotados: Layout da página, Adicionar páginas, Importar e Visualização de impressão.
- Prática 35 - Projeto Final
Descrição: A atual prática consiste em confeccionar um CALENDÁRIO. Neste último exercício, vários trabalhos executados no decorrer do treinamento serão reutilizados e reunidos num único projeto. O propósito circunda em realizar a montagem de elementos vetoriais empregados em práticas anteriores. Ferramenta utilizada: Texto. Recursos/efeitos adotados: Alinhamento, Duplicar página e Importar.
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