Cadastre-se para receber mais informações sobre a formação
Fale Conosco pelo WhatsApp
Gostaria de informação sobre esse e outros cursos imediatamente?
O que é A Formação Analista de Suporte Técnico?
(Exclusividade ADV Informática)
A Formação ANALISTA DE SUPORTE TÉCNICO é composta por SETE CURSOS COMPLETOS e prepara o aluno para atuar prestando serviços de Instalação, Manutenção e Configuração de Hardware, Projeto e Instalação de Cabeamento Estruturado de Redes e Fibras Ópticas , é um dos profissionais mais requisitados pelas empresas para atuarem no setor de tecnologia da Informação.
Sobre a Formação:
Todos os módulos que compõem esta formação têm conteúdo FORTEMENTE PRÁTICO, a fim de que o formando tenha capacidade de executar as atividades solicitadas durante sua carreira profissional, mas também é fornecida toda a teoria necessária para a formação profissional técnica, de forma que ao término o estudante tenha obtido todo o conhecimento necessário para desempenhar com segurança suas funções, além de englobar todo o pré-requisito necessário para futuramente ingressar numa formação de Certificação Internacional como CISCO-CCNA, LINUX-LPI, MICROSOFT MCSA, MCSE, entre outras.
Garantia de Aprendizado:
Podemos garantir nossa qualidade de ensino com a Promoção Qualidade Total, válida para os módulos abaixo, caso ao final do treinamento o aluno tenha alguma dúvida poderá refazer gratuitamente. *Conforme contrato.
- Hardware
- Redes de Computadores
- Configuração de Redes.
- Cabeamento Estruturado de Redes
- Projeto de Cabeamento Estruturado.
- Análise e Certificação de Redes com Scanner
Nossos Professores:
Possuem diversas certificações e são profissionais que trabalham em grandes empresas, portanto podem levar para salas de aula situações reais do dia-a-dia, não são apenas instrutores teóricos.
- MCSE Cloud Plataform and Infrastructure
- MCSA Server 2003, 2008, 2012 e 2016
- Aws-certified-cloud-practitioner
- Amazon: aws-academy-accredited-educator
- Microsoft 365 Modern Desktop Administrator Associate
- Azure Administrator Associate
- Azure Solution Architect Expert
- MCSA Windows XP, 7, 8 e 10
- MCTS - Microsoft Certified Technology Specialist
- MCITP - Microsoft Certified IT Professional
- MCDBA - Microsoft Certified Data Base Administrator
- CCNA - Cisco Certified Network Associate
- CCNP - Cisco Certified Network Professional
- CCIE - Cisco Certified Internetwork Expert Routing e Switching
- CCSA - Check Point Certified Security Administrator
- CCSE - Check Point Certified Security Expert
- NNCSS - Nortel Networks Certified Suport Specialist
- LPIC 3 - Administrador Linux nível senior
- VCAP-CID - VMware Certified Advanced Professional
Os 7 CURSOS COMPLETOS que compõem a formação:
1) Hardware e Novas Tecnologias. Este módulo visa tornar o aluno um técnico completo em HARDWARE, aprenderá a configurar todo o SETUP, calcular a taxa de transferência dos barramentos, conhecer a fundo sobre cada dispositivo, montar um computador sozinho além de conhecer novas tecnologias como: USB 3.0, PCI Express 3.0, Turbo Boost, Intel VT, Hyper Transport, Quick Path, Tecnologias ATX, ITX e BTX, Análise de Defeitos de Hardware, Dual boot, etc.
2) Redes de Computadores. Neste módulo o aluno vai conhecer as principais tecnologias e equipamentos utilizados nas infraestruturas de redes atuais , além dos protocolos que abrangem tanto os de redes locais como redes WAN, dando base para o entendimento de redes de longa distância.
3) Configuração de Redes. Este módulo abrange Configurações fundamentais do Windows 10 , Configurações fundamentais do Active Directory e Configurações fundamentais de Roteamento.
4) Cabeamento Estruturado de Redes. Este aprendizado é inteiramente prático onde será montada uma rede estruturada utilizando-se as técnicas de crimpagem nos patch panels, blocos IDC e tomadas, dando-se ênfase à integração Dados/voz.
5) Projeto de Infraestrutura de Redes. Neste módulo a partir de uma planta de um prédio e dos requisitos de projeto, serão definidas as categorias dos cabos e dispositivos, especificados os equipamentos e calculada a quantidade de material que será utilizada na montagem da infraestrutura.
6) Análise e Certificação de Redes com Scanner. O estudo das interferências e ruídos é de fundamental importância para que se possa realizar um projeto e implementá-lo conforme as normas internacionais, a fim de se garantir a máxima eficácia na transmissão dos dados. O SCANNER FLUKE é utilizado pelos alunos para a consolidação do aprendizado.
7) Técnico em Fibras Ópticas: Este é um treinamento que visa formar Técnicos em Instalação e Fusão de Fibras Ópticas, onde o aluno terá aulas teóricas para aprender a especificar cada fibra corretamente conforme a obra a ser realizada. O aluno também aprenderá a projetar Links de Backbone Prediais e Inter-Prediais especificando todos os equipamentos necessários para a transmissão do sinal. Irá calcular perdas na transmissão em AULAS PRÁTICAS de Instalação do DIO (Distribuidor Interno Óptico) e da Caixa de Emenda de Fibras utilizados em projetos de cabeamento óptico.
Quais as vantagens de possuir uma Certificação de Tecnologia?
Após esta formação a aluno estará capacitado para atuar como suporte técnico, além de ter adquirido os pré-requisitos para ingressar em um dos treinamentos para Certificação Internacional de TI , como Cisco, Microsoft , LPI e entre outros.
Vantagens:
Fácil recolocação no mercado de trabalho. Todas as empresas estão procurando profissionais qualificados para atuarem de forma produtiva e segura em seus ambientes de Tecnologia, sendo assim, as certificações proporcionam uma forma mais eficiente de se selecionar um profissional, ou seja, as melhores empresas exigem profissionais Certificados.
Melhores Salários. Como há escassez de profissionais certificados e muitas empresas exigem em seu quadro profissionais altamente qualificados, atualmente a demanda está muito maior que a oferta, e se prevê que este cenário não mudará nas 2 próximas décadas.
Por que estudar no ADV Informática?
1 - Tradição a serviço do mercado O Curso ADV Informática é o centro de treinamento que há mais de 25 anos forma profissionais nos mais avançados segmentos de TI (Tecnologia da Informação), sendo assim, você terá todo suporte necessário para uma boa formação.
2 - Certificação com Aprovação Garantida: Caso não seja aprovado no Exame de Certificação contratado, você pode refazer gratuitamente o treinamento de CERTIFICAÇÃO QUANTAS VEZES QUISER, até ser aprovado. Esta promoção está garantida em contrato.
3 - Instrutores Experientes Todos os instrutores do Curso ADV INFORMÁTICA são Certificados e trabalham como profissionais em grandes empresas, ou seja, levam experiências práticas do dia-a-dia para a sala de aula, proporcionando um aprendizado mais prático e voltado para a realidade das empresas.
4 - Laboratórios Modernos Em todos os laboratórios possuímos servidores de alto desempenho.
5 - Sede Própria O Curso ADV Informática está situado no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Próximo a estação do Metrô da Carioca, em frente ao Teatro Municipal.
6 - Somos um Centro de Provas autorizado Pearson Vue, faça seu exame conosco!
Para quem se destina?
- Estudantes que queiram se tornar um Administrador de Redes.
- Profissionais que desejam atuar como Analista de Suporte Técnico em empresas de médio e grande porte.
- Estudantes de Informática.
- Profissionais de TI.
- Qualquer pessoa que atenda aos pré-requisitos e queira realizar uma formação de alto nível que tem alta demanda no mercado de trabalho.
Assessoria pós-curso:
Mesmo após o término do curso o aluno poderá voltar quantas vezes quiser e tirar dúvidas com o professor. Possuímos professores engenheiros com vasta experiência nesta área.
Coordenação de ensino:
A coordenação de ensino é administrada pela Engenheira Suely Pires, doutorada em Ciência da Computação pela COPPE UFRJ e Mestre em Ciência da Computação pelo IME.ATENÇÃO: Os treinamentos e formações poderão, sem aviso prévio, ter seus conteúdos atualizados, alterados e substituídos, à medida que ocorram atualizações ou descontinuação nas tecnologias.
o aluno precisa ter noções de informática , Windows e Manutenção de Computadores.
A carga horária deste curso é de 168h.
- Módulo 1 - Arquitetura de computadores
-
- Introdução - Processamento de dados
- Tipos de computadores (Forma: Desktop e portáteis)
- Unidades de Medidas – Bits e Bytes
- Frequência – Hertz/KHz/MHz/GHz
- Clock Interno – CPU
- FSB – Front Side Bus – Clock Externo.
- Barramentos, Largura de Banda, Taxa de transferência.
- Placa mãe e suas tecnologias
- Placa mãe (Motherboard) e suas Tecnologias
- Demonstração dos principais Circuitos eletrônicos da Placa mãe
- Tecnologias ATX, ITX, BTX
- Dispositivos Onboard e OffBoard
- Processamento de vídeo Integrado e Dedicado
- Barramentos de Expansão (AGP, PCI, PCI EXPRESS)
- Conexões, slots, soquetes da Placa mãe.
- Função do Jumper e Dip switch
- Barramento de transferência Paralela e Serial (vantagem e desvantagens)
- Verificando especificações e análise do manual da placa mãe
- Apresentação de Softwares de diagnóstico de Hardware
- Processamento de dados Simples, Intermediário e avançado.
- Chipset e tecnologias atuais
- Apresentação CI - BGA e SMD
- Principais funções do Chipset
- North Bridge(Ponte Norte) e South Bridge (Ponte sul)
- Diagrama em Blocos – Análise do Manual da Placa
- Multiplicador de clock
- Técnicas de Taxa de Transferência QDR e DDR
- Clock Efetivo e Clock Real
- Barramento de Dados, Controle e Endereço.
- Controlador de Memória
- Diagnóstico do Processamento de Dados – CPU-Z
- Exercícios para Montagem de configuração com Tecnologia FSB
- Novos Barramentos: Tecnologia Hyper Transport e Quick Path
- Mega transferência e Giga Transferência
- Exercícios: Montando Configuração com Tecnologia Hyper Transport
- Processadores e Tecnologias Atuais
- Introdução as funções do Processador
- Clock do núcleo – Core
- Memória interna – Cache L1, L2 e L3
- Tipos de Soquetes
- Cuidados ao manuseio e instalação
- Processadores Atuais
- Diferença de Processamento 32 bits e 64 bits
- Processamento dual Core, Triple Core, Quad core, Six Core, Eight Core, etc...
- Processadores com Chip Gráfico Integrado – Apu – Unidade de processamento Acelerado
- Tecnologias Sandy Bridge, Ivy Bridge,
- Fusion, Vision, Intel V-pro,
- Turbo Boost, Intel VT,
- Hyper Threading, Threads
- Memórias RAM (Dinâmica e Estática)
- Função da memória Estática
- Diferença entre Memória Estática e Dinâmica
- Introdução às funções da memória RAM– Randon Access Memory
- Dual channel, Triple Channel, Quad Channel (256 bits)
- Slots e conexões – SDR, DDR, DDR2, DDR3
- Frequência das Memórias
- Introdução - Processamento de dados
- Módulo 2 - Hardware e Novas Tecnologias
-
- Aula Prática de Montagem
- Introdução aos cuidados com manuseio de componentes e eletricidade estática
- Como descarregar a estática do seu corpo evitando a queima de componentes
- Ferramentas do Técnico para manutenção
- Montagem e Desmontagem de Periféricos no gabinete ATX
- HDS e tecnologias
- Introdução a função do Hard Disk
- Tecnologias P-ATA, S-ATA e SSD
- Tecnologia P-ATA
- Taxa se transferência Paralela – (Modo PIO e DMA)
- Desvantagens dos Cabos Flat
- Como instalar corretamente no conector IDE e Periférico(Aula Prática)
- Configuração Master, Slave, Cable Select - Jumpers(Aula Prática)
- Alimentação 5v e 12v (Aula Prática com Multímetro)
- Tecnologia S-ATA
- Taxa de transferência Serial ATA 1.0, 2.0 e 3.0
- Conexões na placa e periféricos(Prática)
- Alimentação 3v, 5v e 12v (Aula Prática com Multímetro)
- Configuração de jumper de taxa de transferência(Prática)
- Configuração no setup(Aula Prática)
- Interface Gráfica
- Tecnologias PCI EXPRESS
- Vantagens do barramento Serial
- Introdução à GPU – Unidade de Processamento Gráfico
- Tecnologias de Memória de Vídeo GDDR à GDDR5
- Barramentos de Vídeo
- Especificações de placas GeForce GT, GTS, GTX, Radeon X, Radeon HD
- Comparações de Processamento de vídeo
- Tecnologia Multi-Gpu – SLI e CROSSFIRE
- Conexões VGA, SVGA, DVI, HDMI
- Bits de Cores
- Placa de som/Audio Frontal e USB Frontal
- Conexões PCI EX (1X)
- Áudio Frontal (Como instalar corretamente)
- Tecnologias USB 1.0/2.0/3.0
- Taxa de transferência USB
- Como instalar o Usb Frontal Corretamente(Aula Prática)
- A importância da Refrigeração no Computador
- Arquitetura ATX e BTX – vantagem e desvantagem
- Tipos de Ventoinhas auxiliares
- Conexões na placa mãe de Ventoinhas (SysFan)
- Diferença de exaustor e refrigeração
- Verificação da temperatura do PC no Setup
- Apresentação de Gabinete com suporte a ventoinhas auxiliares
- Função da pasta térmica e qual a melhor a ser utilizada
- Como fazer manutenção Preventiva em Ventoinhas
- Fontes de Alimentação – ATX - (Aula totalmente Prática)
- Introdução à corrente Elétrica – AC/DC
- Multiteste – Como utilizar o multímetro
- Fazendo medições com voltímetro
- Função da Fonte ATX Chaveada
- Medições das voltagens da Fonte e análise das tolerâncias
- Manutenção preventiva
- Teste inicial para ligar a fonte
- Como utilizar o testador de fonte ATX
- Funções VSB, Power OK, Power ON
- Funções dos estabilizadores e Nobreaks
- Aterramento
- Análise do fusível dos estabilizadores
- Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows
(Aula totalmente Prática)- Introdução à Bios – Sistema básico de Entrada e Saída de Informação
- Introdução ao funcionamento do Post – Auto Teste
- Introdução ao funcionamento do Setup
- Configurando o Setup da placa corretamente
- Configurando o Boot no Setup
- Como Resetar a senha do Setup por software (Dicas e Truques)
- Introdução ao Particionamento e Formatação
- Formatação pelo Software Zero Fill – Disk Manager
- Instalando o Windows XP e Seven em Dual Boot
- Passo a Passo da Instalação Correta
- Instalando Drivers da Placa corretamente – Acessando o Gerenciador de Dispositivos
- Introdução aos Programas essenciais do PC
- Introdução a partições Primária, Estendida e Lógica
- Criando várias Partições de Segurança – Acessando o Gerenciamento do Disco
- Instalando software de Diagnóstico
- Instalando software de Particionamento
- Dicas e Truques com o software Hirens Boot
- Reparo de arquivos de inicialização Corrompidos(NTLDR/BOOTMGR)
- Comandos em DOS para reparo
- Manutenção de Hardware (Aula totalmente Prática)
- Diagrama de defeitos do Pc – Software e Hardware
- Análise de Erros da Memória CMOS
- Verificando a tensão da Bateria de 3V
- Teste de Bancada com a placa de Cpu
- Montagem do Pc e diagnosticando os Defeitos(professor vai simular defeitos em aula para os alunos resolverem)
- Análise de Defeitos do Processador, Memória, Placa Mãe utilizando softwares de manutenção
- Manutenção Corretiva e Preventiva
- Cuidados ao manuseio de componentes
- Como evitar poeira e oxidação na placa de circuito impresso(quais ferramentas utilizar)
- Instalando o Pc corretamente (1 micro para cada aluno – Pc Funcionando)
- Instalando Leds do Painel Frontal corretamente
- Instalando Usb Frontal Corretamente
- Identificando o jumper Clear Cmos
- Resetando a senha do Setup por hardware
- Análise de defeitos no HD por badblock
- Análise dos defeitos no endereçamento da memória RAM
- Solucionando problemas de Tela Azul e travamentos
- Utilizando Ferramentas para testes: Multímetro e Testador de fonte
- Apresentação de como fazer Ordem de Serviço
- Funções do modo de Segurança do Windows
- Aula Prática de Montagem
- Módulo 3 – Tecnologias e Topologias de Redes
-
- Conceitos
- Finalidades das Redes
- Componentes
- Classificação (LAN, MAN, WAN)
- Tipos (REDE PONTO A PONTO e CLIENTE SERVIDOR)
- Servidores DEDICADOS e NÃO DEDICADOS
- Servidor de IMPRESSÃO
- Servidor de ARQUIVO
- Servidor de APLICATIVO
- Servidor de CORREIO
- Servidor REDUNDANTE
- HARDWARE para servidor de alto desempenho:
- Memória ECC
- Tecnologia HOT SWAP
- Tecnologia PCI HOTPLUG
- HD SCSI
- Placa de rede com 2 portas
- Placa de rede PCI HOTPLUG
- Placa MÃE multiprocessada
- Fonte redundante
- Ups
- Raid
- Sinal analógico
- Sinal digital
- Modulador / demodulador
- Tipos de transmissão:
- SIMPLEX
- HALF-DUPLEX
- FULL-DUPLEX
- Especificação da placa de rede ethernet:
- Taxa de Transferência
- Tipo de Barramento
- Quanto ao Meio Físico
- Endereço MAC
- Topologia fisica x topologia lógica
- BARRA
- ESTRELA
- ANEL
- ANEL DUPLO
- Topologias de rede
- ETHERNET
- TOKEN RING (IEEE 802.5)
- FDDI
- Conceitos
- Módulo 4 - Cabeamento Estruturado
-
- Conectorização do CABO COAXIAL FINO (CRIMPAGEM com BNC)
- Tipos de cabos metálicos:
- cabo coaxial fino (50 ohms)
- cabo coaxial grosso (50 ohms)
- UTP rígido
- UTP flexível
- STP
- ScTP
- FTP
- S/FTP
- FFTP
- Categorias do cabo UTP: 1, 2, 3, 4, 5e, 6, 6a, 7
- A ETHERNET e o método CSMA/CD:
- ALGORITMO DE RECUO
- COLISÕES
- A família ETHERNET:
- 10 base 2
- 10 base 5
- 10 base T
- 100 base TX
- 100 base FX
- 100 base SX
- 1000 base LX
- 1000 base SX
- 1000 base T
- 1000 base TX
- 10 gigabit (IEEE 802.3 ae)
- 10 gigabit over copper (IEEE 802.3 aK)
- 10 gigabit sobre UTP (IEEE 802.3 an)
- Montagem dos Cabos e Conectores:
- Padrão de montagem T568A e T568B
- Conectorização do cabo direto (CRIMPAGEM)
- Conectorização do cabo CROSS OVER
- Aplicação do cabo direto e cross-over
- Teste de cabos
- Uso das ferramentas
- A porta uplink
- Portas auto MDI e MDI-X
- Cabo crossover em gigabit-ethernet
- Cascateamento:
- Interpretação da regra 5-4-3
- Segmentação com SWITCH e ROTEADORES
- Empilhamento (stacking)
- Estudo dos equipamentos de rede:
- Repetidor
- Hub
- Bridge
- Switch
- Roteador
- Switches
- Cut-through
- Store-and-forward
- Fragment-free
- Cabeamento Estruturado de Redes de Dados Integrado com a Rede Telefônica:
- Vantagens
- Sistema de cabeamento estruturado
- Área de trabalho
- Cabeamento horizontal
- Conectorização da Tomada Rj 45 Fêmea
- Sala de telecomunicações (TR)
- Sala de equipamentos (ER)
- Cross-connects
- Main cross-connect (MC)
- Horizontal cross-connect (HC)
- Intermediate cross-connect (IC)
- Cabeamento de Backbone (tronco)
- Distâncias para cabeamento de backbone
- Entrada de Facilidades (EF)
- Componentes do cabeamento estruturado
- Rack
- Bandeja
- Organizador de cabos
- Patch panel
- Régua de tomadas
- Capas
- Pach cord
- Caixas de Superfície
- Caixas de Embutir
- Piso elevado
- Bloco 110-IDC
- Connecting block 110-IDC
- Patch cord 110-IDC/RJ45)
- Organizador de Cabos ZERO U
- Patch-Panel Modular (Descarregado)
- Patch-Panel com gerenciador de cabo traseiro
- Patch-Panel de alta densidade (High Density)
- Conectorização do bloco IDC
- Conctorização do patch pane
- Práticas de Lançamento e Instalação
- Capacidade dos dutos
- Capacidade de eletrocalhas
- Etapas do Projeto Físico
- Site Survey
- Organização
- Layout
- Posicionamento lógico dos servidores
- Posicionamento físico dos servidores
- Interligação dos equipamentos através do backbone
- Distância
- Topologia
- Tecnologia
- Rede em vários andares
- Componentes da camada 1
- Componentes da camada 2
- Componentes da camada 3
- Infraestrutura para cabeamento
- Capacidade dos dutos
- Eletrocalha
- Cabeamento por zonas
- Consolidation Point (Ponto de Consolidação)
- MUTOA
- Montagem de uma Rede Estruturada utilizando:
- Rack
- Patch panel dados / voz
- Bloco IDC
- Connecting block
- Hub
- Switch
- Tomadas
- Guia de cabo
- Organizador de cabo
- Punch down
- Testador de continuidade
- Convertendo pontos de dados em voz
- Introdução a Fibra Óptica
- Principio de funcionamento
- Vantagens
- Desvantagens
- Fibra monomodo
- Fibra multímodo
- Conectorização do CABO COAXIAL FINO (CRIMPAGEM com BNC)
- Módulo 5 – Projeto de Infraestrutura de Redes
-
- Normas de documentação e identificação
- Projeto de cabeamento estruturado
- Estudo da planta
- Estudo das exigências do projeto
- Aplicação das etapas de projeto
- Cálculo do cabeamento horizontal
- Cálculo do cabeamento de backbone
- Escolha dos passivos
- Escolha dos ativos
- Módulo 6 - Protocolos de Rede
-
- Introdução a Administração de Redes
- Endereço IP
- Finalidade
- Classe
- Número máximo de redes e hosts
- Endereço de rede e broadscast
- IP’s inválidos
- Máscara de rede
- Máscara de rede padrão
- Exercícios de fixação com IP
- Projeto IP
- Especificando IP dos servidores, hosts e máscara
- Como reduzir domínio de colisão
- Como reduzir domínio de broadcast
- Estudo detalhado do modelo osi e suas camadas:
- Apresentação (finalidade, dispositivos, protocolos, funcionamento)
- Aplicação (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- Sessão (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- Transporte (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- Rede (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- Enlace (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- Física (finalidades, dispositivos, protocolos, funcionamento).
- O quadro ETHERNET e seus campos
- Estudo do modelo TCP/IP
- TCP/IP x OSI
- Formação dos datagramas no modelo TCP/IP
- Protocolos
- O protocolo ARP
- Finalidade
- Funcionamento
- A tabela ARP
- O protocolo ICMP
- Tipos de mensagens
- Finalidade
- Funcionamento
- Eco e resposta de eco
- O protocolo IP
- Finalidade
- Como funciona
- O protocolo TCP
- Finalidade
- O protocolo UDP
- Domain name server – DNS
- Protocolo DHCP
- O protocolo SMTP
- O protocolo POP 3
- O protocolo FTP
- O protocolo TFTP
- O protocolo TELNET
- O protocolo SNMP
- O protocolo HTTP
- Protocolos Usados nas Lans
- TCP/IP
- IPX/SPX
- Redes comutadas por circuito
- Redes comutadas por pacotes
- Redes orientadas à conexão
- Redes não orientadas à conexão
- Introdução a Infra Estruturas Wan
- Exemplo de redes interligadas com roteadores
- Segmento
- Estudo do funcionamento da infraestrutura wan
- Propagação de broadcast
- Tabela MAC
- Tabela ARP
- Tabela de roteamento
- Arp request
- Arp replay
- Proxy arp
- Exemplo e exercícios envolvendo switches e roteadores
- Gateway padrão
- Roteador - finalidade
- Protocolos (RIP, IGRP, OSPF, EIGRP)
- Formação da tabela de roteamento usando o protocolo RIP
- Como os roteadores usam o RIP para rotear
- Endereços privativos ou reservados
- NAT (Network address translator)
- Proxy
- Funcionamento
- Finalidade
- Configuração
- Trabalhando em rede com Windows XP
- Configurando a placa de rede
- Configurando o IP Estático
- Configurando o IP Dinâmico
- Execução de comandos de rede
- Verificação da conectividade entre as máquinas
- Criação de usuários
- Compartilhando pastas para usuários locais
- Compartilhando pastas para usuários remotos
- Mapeamento de pastas
- Trabalhando em rede com Windows Server
- Configurando a placa de rede
- Configurando o IP Estático
- Configurando o IP Dinâmico
- Execução de comandos de rede
- Verificação da conectividade entre as máquinas
- Sistema Operacional Linux
- Configurando o TCP/IP
- Execução de comandos de rede
- Verificação da conectividade entre as máquinas
- Trabalhando em Modo texto
- Criação de usuários
- Módulo 7 – Certificação de Redes
-
- Objetivos da certificação de rede
- Metodologia de testes e configuração
- Enlace permanente
- Canal
- Teste com Configuração simples
- Cabeamento Horizontal - Interconexão
- Cabeamento Horizontal - Cross-Connects
- Teste com Ponto de consolidação
- Cabeamento por zonas com Ponto de Consolidação
- Cabeamento por zonas com MUTOA
- Qualidade dos componentes do cabeamento
- Parâmetros de teste
- Wiremap (mapa de fios)
- Comprimento
- Atenuação (perda de inserção)
- NEXT
- Powersun NEXT
- FEXT
- ELFEXT Loss
- PSELFEXT
- Propagation delay
- Skew delay
- ACR-N
- Return loss
- Alien crosstalk
- Powersun alien crosstalk (PS-ANEXT)
- Relatório de Certificação modo gráfico
- Relatório de Certificação modo texto
- Alguns certificadores do mercado
- Funcionalidades Especiais
- Prática com certificador DTX-ELT.
- Módulo 8 - Técnico em Fibras Ópticas
-
- Composição da fibra óptica:
- Núcleo
- Casca
- Revestimento externo
- Revestimento primário
- Revestimento secundário
- Índice de refração
- Princípio de funcionamento
- Fontes de luz:
- LED
- Laser
- Vantagens das fibras
- Janelas de Transmissão
- Comprimentos de onda
- Frequência
- Espectro Eletromagnético
- Fibras multímodo Tipo degrau
- Fibras multímodo Tipo gradual
- Fibras multímodo OM1
- Fibras multímodo OM2
- Fibras monomodo:
- Fibras monomodo convencionais
- Fibras monomodo com baixo pico d’água
- Fibras monomodo com Zero pico d’água
- Fibra monomodo com Baixa Sensibilidade à Curvatura:
- Classe A (BLI-A)
- Classe B (BLI-B)
- Classe A/B (BLI-A/B)
- Fibras Multímodo otimizada a laser OM3
- Fibras Multímodo otimizada a laser OM4
- Fibras Multímodo otimizada a laser OM5
- Tecnologias para construção de cabos ópticos
- Cabos do tipo Loose:
- Geleado (G)
- Seco (S)
- Totalmente Seco (TS)
- Cabos do tipo Loose (um único tubo)
- Cabos do tipo Loose (vários tubos)
- Identificação das unidades básicas
- Cabos do tipo Tight
- Distâncias suportadas:
- Tipos de conectores mais usados:
- ST (Straight Tip connector)
- SC (Subscription Channel connector)
- LC (Lucent Connector)
- E2000
- MPO (Multifiber Push On)
- MTP (Multifiber Termination Push-on)
- FC (Ferrule Connector)
- Aplicações dos Conectores Ópticos:
- Extensões Ópticas ou "Pig-Tail”
- Cordões Ópticos Simplex ou Duplex
- Cordões Ópticos Adaptadores
- Outros acessórios e Equipamentos ópticos:
- Conversor de mídia
- Placa de rede para fibra óptica
- Plaqueta de Identificação
- Conversor Small Form-factor Pluggable (SFP)
- Terminador óptico de Assinante (aula prática)
- DIO - Distribuidor Interno Óptico (aula prática)
- Acoplador óptico (Passante)
- Atenuador óptico
- Ponto de Terminação Óptica (PTO)
- Spiroduto
- Fita de autofusão
- Localizador visual de falhas
- Caixa de emenda óptica convencional (aula prática)
- Caixa de Terminação Óptica (CTO)
- Soprador térmico
- Caixa de emenda óptica mecânica (aula prática)
- Acessórios para inspeção e limpeza de conectores
- Tipos de polimento dos conectores ópticos:
- FLAT (PLANO)
- PC (Physical Contact)
- SPC (Super Physical Contact)
- UPC (Ultra Physical Contact)
- APC (Angled Physical Contact)
- Código de cores para Pig-tails e Cordões Ópticos
- Emendas ópticas:
- Emenda por Fusão das fibras
- Características
- Protetores de Emenda
- Alinhamento com V-Groove fixo
- Alinhamento com V-Groove ativo
- Alinhamento pelo núcleo
- Emenda Mecânica
- Emenda por Conectorização
- Fast Connector
- Emenda por Fusão das fibras
- Instalação de cabos ópticos
- Cuidados na Instalação de cabos ópticos
- Teste do enlace óptico com Power Meter:
- Medição de Potência Óptica Absoluta
- Medição de Potência Óptica Relativa
- Teste do enlace óptico com OTDR
- Viabilidade do enlace óptico:
- Ganho do Sistema (Link Power Budget)
- Potência de transmissão mínima
- Sensibilidade mínima do receptor
- Cálculo da Atenuação (Link Loss Budget):
- Atenuação do Conector
- Atenuação da emenda
- Atenuação do Cabo
- Margem do enlace
- Polaridade dos conectores ópticos
- Exemplos de Projetos
- Processo de emenda:
- Decapagem
- Limpeza
- Clivagem:
- Clivador de precisão Fitel S321
- Clivador de precisão Ilsintech CI-01
- Clivador de precisão Sumitomo FC-6S
- Clivador de precisão Fujikura CT-06A
- Posicionamento e Alinhamento das Fibras
- Fusão:
- Máquina de Fusão automática (aula prática)
- Máquina de Fusão semiautomática (aula prática)
- Máquina de Fusão manual (aula prática)
- Proteção da emenda
- Medição de enlace com Power Meter (aula prática)
- Composição da fibra óptica:
Nosso Endereço
Av. Treze de Maio nº 23 - 8º Andar Centro - Rio de Janeiro RJ
Telefone +55 (21) - 2210 - 1180
WhatsApp: +55 (21) - 97879-2520
Email: cursoadv@cursoadv.com.br