Formação Design Gráfico: Torne-se um especialista Photoshop e CorelDraw
Cadastre-se para receber mais informações sobre a formação
Fale Conosco pelo WhatsApp
Gostaria de informação sobre esse e outros cursos imediatamente?
O que é a Formação de Designer Gráfico?
O treinamento de Designer Gráfico refere-se a união de três cursos distintos: Corel Draw, Photoshop Completo e Illustrator Completo.
No Corel Draw, o aluno definirá a arte de seus trabalhos, elaborando layouts de banners ou vetorizando logomarcas com acabamento profissional.
No Photoshop, o aluno conhecerá técnicas de manipulação e tratamento de imagem, elaborando diferentes efeitos visuais.
No Illustrator, o aluno conhecerá técnicas de criação, manipulação e processamento de artes vetoriais e efeitos.
Para quem se destina?
- Destinado para iniciantes ou profissionais de design, fotografia, publicidade que trabalham com tratamento, edição e manipulação de fotos ou desenhos vetorizados.
- Recomendado para todos os alunos que desejam trabalhar na criação e confecção de desenhos artísticos, logotipos, peças publicitárias, materiais de divulgação, banners, cartazes e capas de livros / revistas.
Por que estudar no Curso ADV?
O Curso ADV Informática é o centro de treinamento que há mais de 25 anos forma profissionais nos mais avançados segmentos de TI (Tecnologia da Informação), sendo assim, você terá todo suporte necessário para uma boa formação.
Curso intensivo (sem redução de carga horária):
O aluno pode fazer este treinamento de forma intensiva. Sendo assim, há possibilidade de concluir o curso num intervalo de tempo menor que o convencional. Isto significa que poderá aumentar tanto a sua carga horária diária como o número de aulas por semana sem aumento no valor do treinamento. EX : Um curso de 35 horas pode ser concluído em 5 dias consecutivos com 7 horas de aula por dia , ou dependendo da disponibilidade do aluno a carga horária diária pode ser aumentada.
Consulte nossos representantes comerciais e saiba mais.
Coordenação de ensino:
A coordenação de ensino é administrada pela Engenheira Suely Pires, doutorada em Ciência da Computação pela COPPE UFRJ e Mestre em Ciência da Computação pelo IME.ATENÇÃO: Os treinamentos e formações poderão, sem aviso prévio, ter seus conteúdos atualizados, alterados e substituídos, à medida que ocorram atualizações ou descontinuação nas tecnologias.
É importante que o aluno tenha noções de Windows e informática.
A carga horária deste curso é de 76 horas.
Programa Completo da Formação Design Gráfico
PROGRAMA: PHOTOSHOP FUNDAMENTAL (Carga Horária: 14h)
- INTRODUÇÃO AO PHOTOSHOP
Descrição: Será realizada uma apresentação da Área de trabalho, demonstrando itens como menu, barra de ferramentas, barra de propriedades, painéis e ícones de atalhos. Ademais, ocorrerá uma breve explanação sobre a configuração da página em relação às diferentes unidades de medidas, modos de cores (CMYK e RGB) e resoluções.
- GUIAS
Descrição: Guias correspondem às diretrizes com o propósito de auxiliar o usuário quanto ao posicionamento dos elementos dentro da página. Neste sentido, torna-se possível definir margens entre objetos ou em relação a própria tela.
Ferramentas e recursos utilizados: Guias, Retângulo e Seletor de cores.
- CAMADAS
Descrição: Para cada item que compõe o projeto gráfico, existe uma camada. Sendo assim, cada objeto contém sua própria camada. E o conjunto de camadas contribuem para a definição da arte. Deste modo, a pretensão do presente exercício consiste em demonstrar, na prática, os conceitos de camadas e sua importância para o processo de criação e organização dos elementos dentro da Área de trabalho.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Configuração da área de trabalho, Transformação livre, Retângulo, Mover, Texto, Alinhamento, Transformação, Seletor de cores, Conta-gotas e Galeria de filtros.
- TEXTOS
Descrição: Difícil encontrar um projeto gráfico sem texto. Deste modo, o atual exercício irá demonstrar como inserir Texto, definir suas propriedades, realizar Alinhamento com outros objetos e, em especial, como Combiná-los e além disso, serão apresentadas ferramentas como Borracha e Corte demarcado.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Retângulo, Mover, Texto, Alinhamento, Seletor de cores, Seleção Direta, Preenchimento degradê e Formas (Forma personalizada, Combinar formas, Converter em formas e Importar formas). Texto, Caixa de texto, Transformação, Lata de tinta, Borracha e Corte demarcado.
- FORMAS E ESTILOS
Descrição: O objetivo deste exercício consiste em confeccionar um FOLHETO (PANFLETO) de campanha política fictícia. Para tanto, será apresentado o Painel de estilos. Ademais, será revisto o recurso Combinar formas e a ferramenta Forma personalizada. Por fim, será demonstrado como organizar o Painel de camadas de modo mais estruturado e intuitivo.
Ferramentas e recursos utilizados: Guias inteligentes, Painel de camadas, Retângulo, Mover, Texto, Transformação, Lata de tinta, Polígono, Alinhamento, Preenchimento de cores, Conta-gotas, Estilos e Formas.
- LETREIRO RETANGULAR
Descrição: Utiliza-se a ferramenta Letreiro retangular com o propósito de selecionar trechos específicos na imagem. Apesar de simples, equivale a um item extremamente eficaz. No atual exercício, ela será empregada a fim de montar um conteúdo para internet, como por exemplo um MEME para uma "fanpage" de internet.
Ferramentas e recursos utilizados: Guias, Painel de camadas, Retângulo, Texto, Letreiro retangular e Formas (Forma personalizada e Importar formas).
- LETREIRO ELÍPTICO
Descrição: Similar a ferramenta Letreiro retangular, a ferramenta Letreiro elíptico também seleciona trechos específicos na imagem. Contudo, a área de seleção apresenta-se circular. No atual exercício, ela será empregada a fim de elaborar um PAPEL DE PAREDE para o sistema operacional Windows.
Ferramentas e recursos utilizados: Organizar janelas, Texto, Efeitos e Letreiros (retangular e elíptico).
- LAÇOS
Descrição: Conforme visto anteriormente, as ferramentas Letreiro retangular e Letreiro elíptico permitem definir áreas de seleção, respectivamente, paralelogramo e circular. Na atual prática, serão utilizadas três ferramentas: Laço, Laço poligonal e Laço magnético. Deste modo, o intuito do exercício consiste em demonstrar as diferenças entre os três tipos de Laços. Neste sentido, será elaborado um ANÚNCIO com medidas adequadas para ser visualizado em dispositivos móveis (tablets e celulares).
Ferramentas e recursos utilizados: Organizar janelas, Texto, Preenchimento de cores, Inverter seleção, Letreiro elíptico e Laços (Laço, Laço poligonal e Laço magnético).
- CANETA
Descrição: Em suma, a Caneta reúne características encontradas em cada tipo de Laço numa única ferramenta. Além disso, permite desenhar formas geométricas personalizadas que, no caso deste exercício, serão integrados na composição de um CARTÃO DE VISITA.
Ferramentas e recursos utilizados: Texto, Caixa de texto, Laço poligonal e Caneta.
- VARINHA MÁGICA
Descrição: O objetivo deste exercício consiste em confeccionar um ENCARTE PARA UM SUPERMERCADO. Neste sentido, as imagens dos produtos divulgados serão editadas por meio da ferramenta Varinha mágica. Ela permite remover os fundos das imagens de modo rápido e eficaz. No entanto, torna-se importante conhecer suas características a fim de manuseá-la apropriadamente.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Texto, Varinha mágica e Letreiros (retangular e elíptico).
- ÁREA DE SELEÇÃO
Descrição: O atual exercício equivale a uma revisão referente às ferramentas que contêm, como finalidade, criar áreas de seleção. Destarte, ferramentas como Laço magnético, Caneta, Varinha mágica e Letreiro retangular serão devidamente utilizadas para a edição de um PÔSTER.
Ferramentas e recursos utilizados: Girar, Preenchimento sensível a conteúdo, Desfoque, Desfoque gaussiano, Letreiro retangular, Laço magnético, Caneta e Varinha mágica.
- EXPORTAÇÃO
Descrição: Arquivos do Photoshop contêm o sufixo PSD e podem ser visualizados apenas no próprio programa. No intuito de abrir estes arquivos em diferentes meios, há necessidade em salvá-los com outros formatos. Neste sentido, a atual prática consiste em demonstrar as distintas maneiras para realizar a exportação: desde os procedimentos mais simples e ligeiros até os métodos mais longos e complexos, o importante equivale a atingir o objetivo independente da tipagem.
Ferramentas e recursos utilizados: Redimensionar imagem, Salvar como, Exportar como, Exportação rápida como PNG.
PROGRAMA: PHOTOSHOP AVANÇADO (Carga Horária: 14h)
- CARIMBO
Descrição: A ferramenta Carimbo trata-se de um pincel do qual possibilita pintar sobre os elementos, duplicando, retirando ou combinando-os com o plano de fundo. No caso da prática atual, a ferramenta será empregada no intuito de remover as siglas dos estados brasileiros, editando o mapa político e transformando-o num MAPA meteorológico.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Modo de mesclagem, Tamanho da tela de pintura, Carimbo, Seleção rápida e Preenchimento de cor (sólida e degradê).
- CORREÇÃO
Descrição: A ferramenta Correção contém similaridades com a ferramenta Carimbo. Entretanto, enquanto está funciona como um pincel, aquela realiza ajustes de modo automático. Sendo assim, a atual prática demonstrará a eficácia da ferramenta Correção e apresentará mais opções de filtros no intuito de transformar uma fotografia em QUADRO DECORATIVO e uma CAPA DE REVISTA.
Ferramentas e recursos utilizados: Seleção rápida, Ajustes de matiz/saturação, Correção, Filtros (Reflexo de flash e Moldura de imagem), Painel de camadas, Modo de mesclagem, Correção, Filtros (Desfoque Guassiano e Dissolver) e Ajustes (Brilho/contraste, Equilíbrio de cores e Níveis).
- MÁSCARA
Descrição: A atual prática visa a edição de um PANFLETO. Para tanto, serão utilizadas as ferramentas Desfoque e Olhos vermelhos. Ademais, também será empregado o recurso conhecido como Máscara. Este recurso consta como uma película situada sobre a camada e permite realizar edições específicas. No caso deste exercício, o intuito será remover os resíduos da imagem original.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Modo de mesclagem, Preenchimento degradê, Varinha mágica, Desfoque, Olhos vermelhos e Máscara.
- PONTO DE FUGA
Descrição: A atual prática irá revisar o emprego da ferramenta Correção e o filtro Reflexo de flash. Entretanto, o foco será o recurso Ponto de fuga. Ele equivale a uma manobra para alterar a perspectiva das imagens. Trata-se de um filtro utilizado para simular estampas em camisas, anúncios em outdoors e alterar os pisos dos solos. No caso do exercício, o efeito será aplicado a fim de representar PINTURAS EM PAREDES.
Uma nova prática consiste em divulgar artigos de rock in roll para redes sociais, sobretudo, no Instagram. Para tanto, simulações de ESTAMPARIA e SUBLIMAÇÃO serão executadas por intermédio do filtro Ponto de fuga e do recurso Aplicar imagem.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Modo de mesclagem, Letreiro retangular, Correção e Filtros (Ponto de fuga e Reflexo de flash).
- GIF ANIMADO
Descrição: GIF’s animados equivalem à compactação de imagens, restritos a pequenas animações, sem áudio e com limitação de 256 cores. Por isso, a atual prática consiste em elaborar um GIF animado simples e com tonalidades reduzidas. Ademais, pretende rever a utilização da ferramenta Pincel e do recurso Distorção de marionete.
Ferramentas e recursos utilizados: Painel de camadas, Texto, Letreiro retangular, Pincel, Distorção de marionete e Linha do tempo.
- EXPORTAÇÃO
Descrição: Arquivos do Photoshop contêm o sufixo PSD e podem ser visualizados apenas no próprio programa. No intuito de abrir estes arquivos em diferentes meios, há necessidade em salvá-los com outros formatos. Neste sentido, a atual prática consiste em demonstrar as distintas maneiras para realizar a exportação: desde os procedimentos mais simples e ligeiros até os métodos mais longos e complexos, o importante equivale a atingir o objetivo independente da tipagem.
Ferramentas e recursos utilizados: Redimensionar imagem, Salvar como, Exportar como, Exportação rápida como PNG, Salvar para a web (legado), Gravar ações e Automatizar em lote.
- FATIAS
Descrição: A ferramenta Fatia permite aplicar hiperlinks sobrepostos a imagens. Entretanto, haverá a necessidade de exportar arquivos com extensão PSD para HTML. Neste sentido, o intuito do exercício será reproduzir um protótipo de E-MAIL MARKETING e testar suas funcionalidades diretamente num navegador da web.
Ferramentas e recursos utilizados: Fatia e Salvar para a web (legado).
- PROJETO FINAL
Descrição: A atual prática consiste em confeccionar o layout de um SITE. Neste último exercício, vários trabalhos executados no decorrer do treinamento serão reunidos e reutilizados. O propósito circunda em realizar uma montagem, aplicando hiperlinks sobre imagens a fim de simular uma HOME PAGE.
Ferramentas e recursos utilizados: Guias, Retângulo, Alinhamento, Texto, Caixa de texto, Importação de imagem, Fatia e Salvar para a web (legado).
PROGRAMA: ILLUSTRATOR BÁSICO (Carga Horária: 12h)
- INTRODUÇÃO AO ILLUSTRATOR
- ESSENCIAIS
- FORMAS
- CORES
- FERRAMENTA SELEÇÃO
- FERRAMENTA SELEÇÃO DIREITA
- FERRAMENTA LAÇO
- GUIAS
- RÉGUAS
- CAMADAS
- MANIPULANDO IMAGENS E OBJETOS
- ALINHAMENTO
- MODO DE FORMAS (PATHFINDER)
PROGRAMA: ILLUSTRATOR AVANÇADO (Carga Horária: 16h)
- OPÇÕES AVANÇADAS
Descrição: Quando criamos um documento novo, podemos modificar mais opções que é essencial para que fique de acordo com o objetivo final.
Ferramentas e recursos utilizados: Dimensões, Modo de Cores, Eleitos de Rasterização.
- MANIPULANDO OS OBJETOS
Descrição: Para manipular os objetos de forma inteligente e sem perder as suas proporções dependendo da manipulação do mesmo. Aqui mostraremos várias maneiras para chegar no resultado esperado de forma bem simples e descomplicada.
Ferramentas e recursos utilizados: Ferramenta Girar, Ferramenta Dimensionar, Ferramenta Refletir, Ferramenta Inclinar.
- TEXTOS AVANÇADOS
Descrição: Parece simples, mas as ferramentas de texto podemos fazer coisas jamais imagináveis. Aqui, aprenderá que pode deformar um texto, posicionar em um caminho diferente de uma linha linear.
Ferramentas e recursos utilizados: Ferramenta Texto, Ferramenta Tipo no Caminho, Ferramenta Tipo Vertical.
- CONFIGURANDO A MARGEM DE SEGURANÇA E SANGRIA
Descrição: Quem trabalha com gráfica ou artes para marketing digital, sabe o quão é importante utilizar as linhas guias e como vai usar de forma correta as sangrias para que no final, não tenha falha no seu cartão de visita por exemplo. Neste exercício aprenderá como funciona e quando utilizar.
Ferramentas e recursos utilizados: Pranchetas, Sangria, Linha Guia.
- AÇÕES RÁPIDAS
Descrição: Formas rápidas de utilizar uma vetorização em uma imagem simples que irá agilizar o processo de trabalho.
Ferramentas e recursos utilizados: Foto de alta fidelidade, foto de baixa fidelidade, 3 cores, 6 cores, 16 cores, Tonalidades de cinza, Logotipo preto-e-branco, Esbolço artístico, Silhuetas, Traçado, Desenho Técnico, Expandir, Expandir aparência.
- VETORIZANDO UMA IMAGEM
Descrição: Às vezes precisamos utilizamos uma imagem e ela está com baixa qualidade. Mas não se preocupe, neste capítulo você será o mestre em utilizar a Ferramenta Caneta. Sempre precisamos vetorizar uma imagem, e nós sabendo disso, vamos explorar bastante esse conceito para que não saia com dúvidas.
Ferramentas e recursos utilizados: Ferramenta Caneta, Ferramenta Ponto de Ancoragem.
- MANIPULANDO CAMADAS
Descrição: Manipular as camadas vai além de somente mudar a ordem delas. Aqui você irá criar, reorganizar, agrupar e muito mais.
- EFEITOS
Descrição:
Ferramentas e recursos utilizados: Caminho, Converter em Forma, Deformação, Distorcer e Transformar, Estilizar, Rasterizar, Artístico, Croqui, Desfoque, Distorção, Estilização, Pixelização, Textura, Traçados de Pincel.
- GUARDANDO AS CORES CAPTURADAS NO ILLUSTRATOR
Descrição: O Illustrator tem uma opção que ajuda quando você quer fazer uma pintura realista capturando cores de uma imagem. Sem contar também que não irá precisar digitar ou tentar colocar a mesma tonalidade mais de uma vez.
Ferramentas e recursos utilizados: Amostras.
- FECHANDO UM ARQUIVO
Descrição: Dicas importantes antes de fechar um arquivo, pode ser tanto para web ou para enviar para uma gráfica para fazer a impressão de um documento.
Ferramentas e recursos utilizados: JPEG, PNG, PDF/X-1a, Exportando para telas.
PROGRAMA: COREL DRAW COMPLETO
- Introdução
Descrição: Será realizada uma apresentação da área de trabalho, demonstrando itens como menu, paleta de cores, guia de páginas e ícones de atalhos. Ademais, ocorrerá uma breve explanação sobre a configuração da página em relação às diferentes unidades de medidas, modos de cores (CMYK e RGB) e resoluções.
- Prática 01 - Diretrizes
Descrição: Diretrizes correspondem às demarcações com o propósito de guiar o usuário quanto ao posicionamento dos objetos vetoriais dentro da página. Neste sentido, torna-se possível definir margens entre objetos ou em relação a própria página. Quanto ao exercício, o aluno desenvolverá um esboço de um CALENDÁRIO, utilizando as diretrizes para auxiliá-lo. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto.
- Prática 02 - Diretrizes (Fixação)
Descrição: Devido a importância das diretrizes, haverá um novo exercício com o propósito de fixar o aprendizado. Mais uma vez, será visto como criar retângulos e como manipular textos na confecção de um pequeno FORMULÁRIO. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto
- Prática 03 - Objetos Geométricos
Descrição: As formas geométricas equivalem os pilares para qualquer tipo de desenho. Assim, o objetivo desta prática destina-se ao tratamento de diferentes elementos geométricos. Anteriormente, utilizou-se o retângulo tanto na criação do calendário quanto na preparação do formulário. Desta vez, serão adotados círculos, estrelas e polígonos no desenvolvimento de um DESENHO. Ferramentas utilizadas: Elipse, Ferramenta de impacto, Polígono, Forma e Texto. Recursos/efeitos adotados: Agrupar, Soldar e Converter em curvas.
- Prática 04 - Objetos Geométricos (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância das formas geométricas, haverá um novo exercício. A pretensão desta prática corresponde a adaptação de círculos, retângulos e traçados em objetos vetoriais que serão integrados, sobretudo, na composição de um BANNER. Ferramentas utilizadas: Mão livre, Retângulo, Elipse, Polígono e Forma. Recursos/efeitos adotados: Agrupar, Aparar, Soldar, Importar e Converter em bitmap.
- Prática 05 - Mão livre
Descrição: Na pretensão de elaborar linhas utiliza-se a ferramenta Mão livre. Estes traços podem ser irregulares ou podem ser perfeitos. No caso deste exercício, será visto como criar linhas perfeitas. Ferramentas utilizadas: Mão livre, Retângulo e Estrela. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente, Importar e Texto.
- Prática 06 - Curva de 3 pontos
Descrição: Enquanto a Mão livre permite elaborar linhas retas, a ferramenta Curva de 3 pontos será adotada com o propósito de definir, como o próprio nome indica, linhas encurvadas. Ferramentas utilizadas: Curva de 3 pontos, Forma e Distorção. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e PowerClip.
- Prática 07 - Curva de 3 pontos (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância da ferramenta curva de 3 pontos, haverá um novo exercício. O propósito desta prática corresponde a elaboração de traçados encurvados que serão integrados, especialmente, na composição de um CARTÃO DE VISITA. Ferramentas utilizadas: Curva de 3 pontos e Texto. Recursos/efeitos adotados: Importar.
- Prática 08 - Mídia artística
Descrição: Mídia artística equivale a uma ferramenta que permite aplicar efeitos caligráficos em traçados. Ou seja, pode-se definir efeitos de spray ou pincel em traços desenhados com as ferramentas mão livre e/ou curva de 3 pontos. Ferramentas utilizadas: Mídia artística e Texto. Recursos/efeitos adotados: Conta-gotas.
- Prática 09 - Mídia artística (Fixação)
Descrição: Considerando a importância da mídia artística será realizado um exercício de fixação. Diferente da prática anterior, nesta será escrito uma palavra utilizando a ferramenta supramencionada. Ferramentas utilizadas: Mídia artística. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e Preenchimento padrão de duas cores.
- Prática 10 - Sombreamento
Descrição: A ferramenta Sombreamento consiste em aplicar efeitos de sombra/brilho em objetos vetoriais, textos e imagens. Ou seja, torna-se possível escolher a cor do efeito. Se a ferramenta contiver a cor escura como atributo, transmitirá a ideia de sombra. Do contrário, ao escolher uma cor clara, transmitirá a ideia de brilho. Na atual prática, será visto como aplicar brilho numa palavra adotando a supramencionada ferramenta. Ferramentas utilizadas: Mídia artística, Texto e Sombreamento. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento padrão de duas cores.
- Prática 11 - Sombreamento (Fixação)
Descrição: Diferentemente do exercício anterior, onde a ferramenta Sombreamento fora utilizada com o objetivo de criar brilho, nesta prática será empregada a fim de gerar sombras projetadas. Além disso, também será demonstrado como adaptar o tamanho da página, transformando um BANNER em um PAPEL DE PAREDE. Ferramentas utilizadas: Sombreamento. Recursos/efeitos adotados: Configurar página, Converter em bitmap e Exportar.
- Prática 12 - Texto ao caminho
Descrição: O recurso texto ao caminho consiste em incluir textos sobre traçados ou ao redor de um objeto vetorial. Sendo assim, o intuito desta prática destina-se a ajustar um texto nas extremidades de um objeto vetorial como o triângulo. Ferramentas utilizadas: Sombreamento, Transparência e Texto. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Postscript e Texto ao caminho.
- Prática 13 - Texto ao caminho (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância do recurso Texto ao caminho, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-lo. Desta vez, será vetorizada a LOGO de uma famosa banda de rock. Além disso, será simulado a confecção de ESTAMPAS para camisas contendo cores distintas. Ferramentas utilizadas: Retângulo e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Texto ao caminho e Lentes.
- Prática 14 - Transparência
Descrição: A ferramenta Transparência permite retirar, gradativamente, a opacidade de objetos vetoriais e/ou imagens. Em relação a prática atual, será empregada a Transparência no intuito de aplicar efeito de luz refletida em superfícies sólidas. Ferramentas utilizadas: Transparência Recursos/efeitos adotados: Caractere como símbolo e Preenchimento gradiente
- Prática 15 - Lente invertida
Descrição: Anteriormente, na Prática 13, o recurso Lente invertida foi implementado com o intuito de alterar a cor da logo do Red Hot Chili Peppers. Na atual prática, a lente terá maiores efeitos em relação aos objetos situados no segundo plano. Além disso, também será visto como empregar a ferramenta Distorção. Ferramentas utilizadas: Distorção, Sombreamento e Texto. Recursos/efeitos adotados: Lentes
- Prática 16 - Extrusão
Descrição: A ferramenta Extrusão permite converter objetos vetoriais contendo duas dimensões (altura e largura) para três dimensões (altura, largura e profundidade). Sendo assim, há possibilidade de configurar os efeitos 3D de diferentes maneiras conforme será visto no decorrer da prática. Ferramentas utilizadas: Extrusão e Curva de 3 pontos. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Preenchimento gradiente, Preenchimento Padrão de Vetor e Texto ao caminho.
- Prática 17 - Extrusão (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao aprendizado sobre a ferramenta Extrusão, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-la. Desta vez, especificamente, será tratada a difusão de luz e a profundidade. Ferramentas utilizadas: Formas básicas, Extrusão e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar e Importar.
- Prática 18 - Edição de forma
Descrição: Nesta prática será visto como editar os traçados de um objeto vetorial. Ademais, será demonstrado como importar texto proveniente do Word para o Corel Draw. Não obstante, também será visualizado como recortar determinados trechos de uma imagem. Ferramentas utilizadas: Cortar, Mancha, Tornar áspero e Texto. Recursos/efeitos adotados: Importar texto.
- Prática 19 - Edição de forma (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao aprendizado sobre edição de forma, a atual prática demonstrará outro exemplo de como utilizá-la. Desta vez, serão empregadas as ferramentas espiralado (no intuito de modificar traçados) e a borracha (a fim de recortar imagens/fotos). Ferramentas utilizadas: Borracha e Espiralado. Recursos/efeitos adotados: Importar texto.
- Prática 20 - Misturar
Descrição: A ferramenta Misturar consiste em combinar dois elementos e demonstrar as etapas do processo de fusão como se fossem novos objetos. Além disso, será revisto a aplicabilidade da ferramenta Transparência a fim de gerar uma textura personalizada. Ferramentas utilizadas: Transparência, Misturar e Formas básicas Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de Vetor.
- Prática 21 - Misturar (Fixação)
Descrição: Dando continuidade ao nosso estudo, será revista a ferramenta Misturar. Enquanto no exercício anterior a Mistura fora realizada entre textos, desta vez, será aplicada entre vetores e combinada com o recurso denominado Novo caminho. Ferramentas utilizadas: Elipse, Misturar e Tornar áspero. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de Vetor.
- Prática 22 - Contorno
Descrição: Torna-se fundamental empregar contorno uma vez que as linhas caracterizam objetos vetoriais cartunistas. Neste sentido, a prática atual demonstrará como editar os contornos, alterando seus traçados e modificando suas respectivas espessuras. Ferramentas utilizadas: Contorno, Estrela e Forma. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento Padrão de duas cores.
- Prática 23 - Contorno (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância da ferramenta contorno, a prática atual pretende revisar a utilidade do recurso. No entanto, serão definidas características distintas de outrora no intuito de efetuar contorno interno. Ferramentas utilizadas: Sombreamento e Contorno. Recursos/efeitos adotados: Aparar.
- Prática 24 - Perspectiva
Descrição: O efeito Perspectiva consiste em visualizar objetos provenientes de diferentes ângulos e disposições. Em outras palavras, transmite a ideia do elemento “sair da tela” ou “vir da direita para a esquerda”. Ademais, será revista a ferramenta Extrusão a fim de gerar uma imersão ainda maior na prática que será realizada. Ferramentas utilizadas: Extrusão e Texto Recursos/efeitos adotados: Perspectiva
- Prática 25 - Distorção
Descrição: Conforme visto anteriormente, a ferramenta Distorção permite deformar objetos vetoriais. Quanto a atual prática, elementos geométricos receberão feitios preconizados. Ademais, será revisto o efeito Transparência, sobretudo na produção de textura. Ferramentas utilizadas: Distorção e Transparência. Recursos/efeitos adotados: Preenchimento gradiente e Preenchimento de textura.
- Prática 26 - Vetorização
Descrição: Vetorização equivale a conversão de imagens matriciais em objetos vetoriais. Trata-se de redesenhar uma imagem com o intuito de proporcionar futuras manipulações. Deste modo, na prática atual, será reproduzido o rosto de um personagem renomado internacionalmente. Ferramentas utilizadas: Elipse, Curva de 3 pontos e Texto. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Conta-gotas e PowerClip.
- Prática 27 - Dimensão Paralela
Descrição: A ferramenta Dimensão paralela auxilia na mensuração de determinados objetos vetoriais ou imagens, contribui na demonstração das medidas correspondentes a área de trabalho e favorece na determinação de margens. Neste sentido, no decorrer da prática atual, será utilizada a supramencionada ferramenta com o intuito de verificar a altura e a largura de um componente existente na página. Ferramentas utilizadas: Transparência, Tornar áspero e Dimensão paralela. Recursos/efeitos adotados: Lentes, Chanfradura e Preenchimento de textura.
- Prática 28 - Dimensão Paralela (Fixação)
Descrição: Conforme visto anteriormente, pode-se utilizar a Dimensão paralela em diferentes protótipos como, por exemplo, layout de cartazes e plantas de engenharia civil. Partindo deste princípio, a prática atual apresentará como empregar a supracitada ferramenta num projeto de WEBSITE. Ferramentas utilizadas: Texto e Dimensão paralela.
- Prática 29 - Envelope
Descrição: O efeito envelope permite moldar objetos incluindo linhas, textos e vetores. Diferentemente da ferramenta distorção que deforma os elementos, o recurso envelope modela os componentes em vários nós, concedendo a possibilidade de editá-los livremente. Em relação a prática atual, será aplicado o efeito em um texto. Ferramentas utilizadas: Contorno Recursos/efeitos adotados: Envelope
- Prática 30 - Envelope (Fixação)
Descrição: Compreendendo a importância do efeito Envelope, novas propriedades serão definidas como, por exemplo, moldar objetos a partir de outros vetores ou modelar através de formatos geométricos predefinidos. Recursos/efeitos adotados: Fundo da página e Envelope.
- Prática 31 - Chanfradura
Descrição: O efeito Chanfradura realiza o controle de luzes e sombras incidentes em objetos. Este recurso consiste em aplicar borda suave ou alto-relevo em vetores. Quanto a prática atual, o item será adotado a fim de realçar determinadas gravuras em relação aos demais elementos encontrados na página. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Chanfradura e Preenchimento de textura.
- Prática 32 - Chanfradura (Fixação)
Descrição: O efeito Chanfradura será revisto num exemplo distinto da prática anterior. Neste exercício, o supramencionado recurso aplicará alto-relevo em objetos vetoriais perfurados. Ferramentas utilizadas: Mão livre e Estrela. Recursos/efeitos adotados: Soldar, Aparar e Chanfradura.
- Prática 33 - Efeitos Bitmaps
Descrição: a atual prática demonstrará alguns Efeitos Bitmaps. Tais recursos permitem efetuar ajustes especiais em imagens/fotos. Portanto, não serão aplicados em vetores. Caso contrário, há necessidade de convertê-los em bitmaps. Lembre-se que não equivale a edição de imagens, mas sim, filtros. Contudo, não se preocupe: no decorrer do exercício, estes tópicos serão debatidos novamente. Recursos/efeitos adotados: Aparar, Efeitos Bitmaps, Renomear página e Converter em curvas.
- Prática 34 - Cartão de Natal
Descrição: Dependendo do tipo de trabalho, haverá necessidade de configurar a área com características distintas do convencional. Sendo assim, na atual prática, será demonstrado como definir as propriedades da página na confecção de um CARTÃO DE NATAL. Ferramenta utilizada: Texto Recursos/efeitos adotados: Layout da página, Adicionar páginas, Importar e Visualização de impressão.
- Prática 35 - Projeto Final
Descrição: A atual prática consiste em confeccionar um CALENDÁRIO. Neste último exercício, vários trabalhos executados no decorrer do treinamento serão reutilizados e reunidos num único projeto. O propósito circunda em realizar a montagem de elementos vetoriais empregados em práticas anteriores. Ferramenta utilizada: Texto. Recursos/efeitos adotados: Alinhamento, Duplicar página e Importar.
Cursos que compôem a formação
Nosso Endereço
Av. Treze de Maio nº 23 - 8º Andar Centro - Rio de Janeiro RJ
Telefone +55 (21) - 2210 - 1180
WhatsApp: +55 (21) - 97879-2520
Email: cursoadv@cursoadv.com.br